Mostrar mensagens com a etiqueta Paleo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paleo. Mostrar todas as mensagens

domingo, 10 de setembro de 2017

Panquecas de Mirtilos


Adoramos panquecas de mirtilos, mas ainda não tinha inventado nenhuma receita "paleo friendly". Hoje foi o dia! Porque Domingo combina mesmo bem com panquecas.

Tive um ajudante mini, que lhes chamou "panpecas" e não parava de comer a massa crua! Só dizia "hummm maravilhaaaa" e tive que lhe dar outra tarefa, se não, não havia pequeno-almoço para ninguém.
Ficam fofas e muito saborosas. Para quem tem medo de se aventurar nestas coisas do sem glúten e sem estou ou sem aquilo, mas tem curiosidade, acho que se vão surpreender. Cá em casa, ficaram aprovadas!

 Aqui fica a receita, para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
(para 5 pessoas)
5 ovos
2 a 3 colheres de sopa (c.s.) de mel da serra*
1 pitada de flor de sal
3 c.s. de óleo de coco (ou de manteiga)
3/4 cháv. de farinha de amêndoa
1/2 cháv. de polvilho doce
4 c.s de linhaça moída
150g de mirtilos
Para servir: mirtilos frescos, banana da Madeira em fatias e doce de mirtilo selvagem*

Numa taça misturar todos os ingredientes, à excepção dos mirtilos, que só se juntam quando a massa está homogénea. Aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um pouco de óleo de côco e adicionar pequenas porções da massa, em lume médio. Quando a massa ficar com uns buraquinhos, vira-se a panqueca e deixa-se alourar do outro lado.

Para quem gosta de panquecas maiores, deve colocar uma maior porção de massa (como na panqueca teste - ver fotos), quem gosta de mini-panquecas, pode fazer várias panquecas mais pequenas numa frigideira.

Para servir, coloquei mirtilos frescos, fatias de banana da Madeira e reguei as panquecas com doce de mirtilo selvagem.

* O doce de mirtilo selvagem foi feito pelo nosso amigo Zé, que também nos deu o mel que usei nesta receita. Obrigada por nos receberes sempre tão bem!

Para acompanhar esta receita, deixo um documentário sobre uma aldeia mágica, um verdadeiro paraíso na terra, que fica entre as serras que tanto gostamos de visitar, perto de onde veio o mel e o doce de mirtilo selvagem: "Uma montanha do tamanho do Homem". Espero que gostem.

Bom apetite!

domingo, 29 de janeiro de 2017

Pasta de avelãs com cacau


Já tinha feito há uns anos um creme de barrar tipo "Nuttela" que ficou muito saboroso. Desta vez simplifiquei e usei manteiga de avelã já pronta mas sem aditivos e outros ingredientes que tenho sempre. Ficou deliciosa! Vai bem com crepes, panquecas e combina lindamente com morangos! A mistura fica um pouco granulada, por causa das avelãs, mas quem tiver um robot/picadora potente pode triturar mais a mistura. A flor de sal dá-lhe um toque subtil, que faz toda a diferença. É super fácil e rápida de se fazer e é só misturar os ingredientes abaixo.
1/2 chávena manteiga de avelã 1 pitada de flor de sal 1 pitada de canela 4 colheres sopa cacau 1 colher de sopa mel 2 colheres de sopa óleo coco virgem

Experimentem e depois contem o que acharam!

ps - em breve publico a receita dos crepes mais fáceis do mundo, que levam só 3 ingredientes!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Panquecas bom-boas!

Mais uma tentativa (bem sucedida) de fazer panquecas sem as farinhas mais comuns. Ficaram fofas, leves e saborosas! Acompanhei com morangos frescos e manteiga de avelã com cacau.

Ingredientes:
1 chávena de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de linhaça moída
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga ou de óleo de côco
1/2 banana madura
3/4 de chávena de água

Misturar todos os ingredientes numa taça, de maneira a ficar com uma massa homogénea. Numa frigideira anti-aderente previamente aquecida, deitar uma concha de massa. Virar quando está louro de um lado, alourar do outro. São óptimas ainda quentes!

Bom apetite!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Snacks paleo-saudáveis-fixes




Barrinhas de cereais
Ingredientes:
2 taças de muesli
1 taça de nozes picadas
1 taça de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de trigo sarraceno
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga derretida ou de óleo de côco
2 colheres de sopa de mel
1 pitada de sal
canela q.b.

Pré-aquecer o forno a 200º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Numa taça misturar todos os ingredientes e colocar a mistura no tabuleiro, de maneira a que fique com 2 cm de altura. Calcar bem a mistura. Levar ao forno até tostar por baixo e por cima. Cortar e deixar arrefecer. Guardar num frasco de vidro.

Em breve a receita das mini-quiches (sem base).


Das comidas de Verão...








segunda-feira, 11 de julho de 2016

Baixinho de amêndoas bom bom!


Ontem estava com apetites de tarte de amêndoa e fui para a cozinha inventar... Bom, não saiu tarte, mas saiu um bolo de amêndoa muito saboroso, sem açúcar, sem lacticínios e sem glúten! Gostei muito do resultado e confesso que se tivesse provado fora de casa, sem ter sido eu a fazer, dificilmente acreditaria que não tinha nenhum dos ingredientes que falei. Não ficou muito doce, mas os morangos compensaram isso tudo! Além disso, é muito rápido e prático de fazer, em pouco mais de 20 minutos está na mesa. 

Então vamos ao que interessa, a receita...

Ingredientes:
4 Tâmaras Medjool 
4 Ovos
2 Colheres de sopa de óleo de Côco
2 Chávenas de farinha de amêndoa
1/2 Chávena de trigo sarraceno
1 Colher de chá de fermento em pó
1/2 Chávena de água
Nota: para que fique mais doce, basta adicionar mais tâmaras medjool, eu diria o dobro.
Numa taça colocar as tâmaras cortadas e os ovos, triturar bem com a ajuda da varinha mágica. Juntar todos os restantes ingredientes e misturar bem. Colocar numa forma forrada com papel vegetal. Vai ao forno, pré-aquecido a 200º, por 20 minutos. 
Servir quente com morangos frescos. 

Bom apetite e parabéns PORTUGAL!
Aprovado pelo bebé-menino!

domingo, 1 de maio de 2016

Especiarias










Andava há algum tempo à procura dos frascos ideias para guardar as especiarias e ervas que uso na cozinha. Encontrei-os! Adorei o resultado.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

O que é isto do "Paleo"?

Perguntam-me muitas vezes o que é isto do "Paleo" ou da "alimentação paleolítica". Até é fácil de explicar e bastante simples.

Há uns tempos preparei uma apresentação para um evento da SOS Amamentação com o Carlos Gonzáles e outros convidados interessantes, onde partilhei a minha experiência com a alimentação Paleo na minha família.O quadro abaixo resume bem este estilo de vida!



sexta-feira, 8 de abril de 2016

Oopsies

Diz que é um pão, mas é feito com ovos e queijo de barrar. A maioria aprovou, eu gostei.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pão RICO de Banana & Aveia


O título deste post deveria ser "pão-bolo MEGA DELICIOSO de banana", mas pronto, talvez "Pão Rico" soe mais atractivo! A verdade é que é maravilhoso e super rápido de fazer. Não sabia se lhe havia de chamar pão, se bolo. Pois é um pão doce ou um bolo pouco doce... de qualquer modo, é uma receita digna de partilha! Da próxima vez, reduzo a quantidade de mel e uso farinha de côco e polvilho doce, em conjunto com a aveia, para ver como fica a textura! 

Ingredientes
2 chávenas e meia de aveia sem gluten TRINCA
3 bananas maduras
1 batata doce média (cozida ou assada)
3 ovos
1 chávena de azeite
1/2 chávena de mel
1/2 chávena de água
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de sal
1/2 chávena de passas
1/2 chávena de frutos secos picados (nozes, amêndoas, avelãs,…)
1/2 chávena de sementes (girassol, papoila, pevides, sésamo)
1 colher de sopa de vinagre

Deitam-se todos os ingredientes (à excepção dos frutos secos, passas e sementes) na liquidificara e batem-se até termos uma mistura bem homogénea. Depois numa taça misturam-se os ingredientes que faltam. Coloca-se em formas individuais (tipo queques) ou numa forma de bolo inglês forrada com papel de pasteleiro. Vai ao forno, pré-aquecido a 200º por 20 minutos (queques) ou 40 minutos - a forma grande e bon appetit! 


ps - o que eu gosto de ir às compras e trazer pacotinhos em vez de sacos de plástico e embalagens, aqui!



Paleo crepes




Inventar receitas de crepes, panquecas ou pães sem gluten é um desafio que aceito de bom grado. Nem sempre saiem bem, mas o que ficam bons, são publicados aqui no blog, assim partilho as experiências e sempre que preciso da receita, basta cá passar! 

A última experiência foram estes crepes feitos com ingredientes que tinha à mão e ficam com um leve sabor a côco, por causa da farinha de côco. Foram recheados com queijo creme com ervas, outros com banana e canela e outros com morangos e manteiga de avelãs torradas com cacau (uma MARAVILHA de babar!). Aqui fica a receita:

Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha de côco
2 colheres de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de azeite
4 colheres de sopa de água
1 pitada de flor de sal

Rende 4 crepes grandes ou 8 pequenos. Ficam leves, finos e deliciosos! 

Bon appetit!


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Bom ano com Petit Gateaux Paleo!




Sabem aquele bolinho de chocolate que, quando se corta, escorre molho de chocolate quente e delicioso? Pois é! Andava  há uns tempos à procura da receita ideal de petit gateaux. Queria uma receita fácil, rápida, sem gluten ou açúcar e deliciosa, mas não encontrei e, como não encontrei, inventei! Aqui vai e fica uma delícia! Para 4 a 6 petit gateaux:
1 tabelete de chocolate 74% cacau (200g)
2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de côco
2 ovos
2 gemas
2 colheres de sopa de polvilho doce
canela q.b. (opcional)

Pré-aquecer o forno a 220º. 
Derreter o chocolate partido com a manteiga, em banho maria. Numa tigela à parte misturar os ovos com o polvilho e a canela, juntar cuidadosamente o chocolate derretido. 
Nota: se as formas forem de silicone não precisa untar com manteiga/cacau. 
Deitar a mistura em formas de petit gateaux (formas altas e pequenas) e levar ao forno bem quente por 9 minutos. 
Deixar repousar uns minutos. Servir quente com uma bola de gelado e morangos ou framboesas frescas. 
Bom ano e bon apetit!


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Gravlax ou Salmão Curado

(salada)











Depois de ver o Gordon Ramsey e o Jamie Oliver fazerem as suas versões de Gravlax, fiquei curiosa e decidi arriscar a minha versão desta receita sueca, usada para conservar peixe.

Vão precisar de:

1 filete de salmão sem espinhas
sal grosso q.b.
raspa de 1 limão
1 beterraba
tomilho q.b.
2 colheres de sopa de licor de laranja (Obrigada querida Helena!)

Depois de cortar o filete e remover as espinhas (esta parte podem pedir na peixaria), coloca-se o filete num tabuleiro fundo. 

Faz-se uma pasta com a beterraba, o tomilho, a raspa de limão e o sal e barra-se o filete com esta pasta. Se necessário coloca-se mais sal por cima, de modo a que o filete fique coberto. O sal irá curar o salmão, fazendo com que perca alguma da água que contém, ao mesmo tempo ganha também o sabor do sal, da raspa de limão, das ervas e da beterraba, que vai também tingir o filete com um tom rosa choque.

Tapa-se com película transparente e leva-se ao frigorífico por 48 horas com um peso em cima. 

Após as 48 horas, nota-se que o filete está mais baixo, denso e mais duro. Remove-se o sal, lava-se em água corrente, seca-se com papel de cozinha, tira-se a pele com uma boa faca. Corta-se em fatias fitinhas para servir, somente o necessário, o restante dura até 2 semanas no frigorífico.

Pode comer-se assim mesmo, com uns pingos de sumo de limão ou servir com  uma salada de alface, rúcula, espargos verdes, beterraba e frutos secos. Pode também acompanhar-se com um molho de iogurte grego, sumo e raspa de limão e coentros frescos picados.

Nota: A receita original leva açúcar e "shnaps", não coloquei açúcar e substitui o "shnaps" por licor de laranja. 

Da próxima vez vou usar beterraba crua e experimentar com açúcar para ver a diferença. 

Bon apetit!

domingo, 20 de julho de 2014

Brownies yami yami e sem gluten!


Andava há uns tempos a pesquisar receitas de brownies, mas não queria usar farinha de trigo. Encontrei uma interessante com polvilho doce (tapioca) mas ainda não testei. Hoje, cortesia de uma amiga que publicou um e-livro sobre brownies, adaptei uma receita que lá encontrei. A receita original leva açúcar (170g), usei mel em menor quantidade e também reduzi a quantidade de chocolate - usei 70%.

Vamos à receita:
260 g de chocolate 70%
100 g de manteiga ou óleo de côco
100 g de mel
4 ovos
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 punhado de amêndoas torradas picadas

Pré-aquecer o forno a 180º.
Derreter a manteiga (ou óleo de côco) com o chocolate partido em pedaços em lume muito brando. À parte, juntar o mel, os ovos e o cacau em pó e bater. Quando a manteiga e chocolate estiverem derretidos, misturar com o preparado anterior e por último juntar as amêndoas torradas.
Forrar um tabuleiro rectangular com papel de pasteleiro e deitar a mistura - que parece quase não cobrir o fundo - espalhar.
Vai ao forno por 25 a 30 minutos a 180º. Quando estiver pronto, deixar arrefecer um pouco, cortar aos quadrados e servir com uma bola de gelado.

ps - não esquecer de lamber a colher!

A receita original foi retirada daqui - hoje é grátis! Obrigada I. pela inspiração!

Bom apetite!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Paleo-pataniscas


Por cá adoramos raia cozida, é um peixe com uma textura interessante, cuja carne me faz lembrar a sapateira. Quando cozo peixe, ainda que não seja bacalhau, faço sempre um par de postas para fazer outra refeição diferente, como estas pataniscas. Uma forma muito saborosa de aproveitar peixe.

Ingredientes (4 pessoas)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 molhinho de coentros picados
1 colher de sopa de azeite
2 postas de raia cozidas e desfiadas, limpas de espinhas e pele
5 ou 6 ovos
sal e pimenta q.b.

Se não gostar do sabor intenso da cebola e do alho, pode salteá-los em azeite antes de misturar os os restantes ingredientes, caso contrário, é só misturar tudo, de modo a desfazer bem o peixe e ficar homogéneo.

Aquece-se bem uma frigideira anti-aderente e "fritam-se" como se fossem panquecas. Coloca-se uma colherada da mistura na frigideira, quando está dourado, vira-se com uma espátula até ficar cozinhado do outro lado.

Neste caso acompanhei com puré de batata doce e salada de alface, rúcula, aipo, tomate, rábanos e coentros.

Bom apetite!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Lombos de salmão com natas, coentros e limão

Ingredientes (4 pessoas):
4 postas de salmão sem espinhas e sem pele
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 pacote de natas
sumo de 1/2 limão
1 molhinho de coentros
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Triturar a cebola, o alho, o azeite, os coentros com as natas. Colocar o molho num tacho de fundo largo e dispor o peixe por cima. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar tapado por 10 minutos, após levantar fervura, em lume brando. Quando estiver pronto, regar com sumo de limão e servir. 
Bom apetite!