Mostrar mensagens com a etiqueta Snacks. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Snacks. Mostrar todas as mensagens

domingo, 29 de janeiro de 2017

Pasta de avelãs com cacau


Já tinha feito há uns anos um creme de barrar tipo "Nuttela" que ficou muito saboroso. Desta vez simplifiquei e usei manteiga de avelã já pronta mas sem aditivos e outros ingredientes que tenho sempre. Ficou deliciosa! Vai bem com crepes, panquecas e combina lindamente com morangos! A mistura fica um pouco granulada, por causa das avelãs, mas quem tiver um robot/picadora potente pode triturar mais a mistura. A flor de sal dá-lhe um toque subtil, que faz toda a diferença. É super fácil e rápida de se fazer e é só misturar os ingredientes abaixo.
1/2 chávena manteiga de avelã 1 pitada de flor de sal 1 pitada de canela 4 colheres sopa cacau 1 colher de sopa mel 2 colheres de sopa óleo coco virgem

Experimentem e depois contem o que acharam!

ps - em breve publico a receita dos crepes mais fáceis do mundo, que levam só 3 ingredientes!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Panquecas bom-boas!

Mais uma tentativa (bem sucedida) de fazer panquecas sem as farinhas mais comuns. Ficaram fofas, leves e saborosas! Acompanhei com morangos frescos e manteiga de avelã com cacau.

Ingredientes:
1 chávena de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de linhaça moída
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga ou de óleo de côco
1/2 banana madura
3/4 de chávena de água

Misturar todos os ingredientes numa taça, de maneira a ficar com uma massa homogénea. Numa frigideira anti-aderente previamente aquecida, deitar uma concha de massa. Virar quando está louro de um lado, alourar do outro. São óptimas ainda quentes!

Bom apetite!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Snacks paleo-saudáveis-fixes




Barrinhas de cereais
Ingredientes:
2 taças de muesli
1 taça de nozes picadas
1 taça de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de trigo sarraceno
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga derretida ou de óleo de côco
2 colheres de sopa de mel
1 pitada de sal
canela q.b.

Pré-aquecer o forno a 200º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Numa taça misturar todos os ingredientes e colocar a mistura no tabuleiro, de maneira a que fique com 2 cm de altura. Calcar bem a mistura. Levar ao forno até tostar por baixo e por cima. Cortar e deixar arrefecer. Guardar num frasco de vidro.

Em breve a receita das mini-quiches (sem base).


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Paleo crepes




Inventar receitas de crepes, panquecas ou pães sem gluten é um desafio que aceito de bom grado. Nem sempre saiem bem, mas o que ficam bons, são publicados aqui no blog, assim partilho as experiências e sempre que preciso da receita, basta cá passar! 

A última experiência foram estes crepes feitos com ingredientes que tinha à mão e ficam com um leve sabor a côco, por causa da farinha de côco. Foram recheados com queijo creme com ervas, outros com banana e canela e outros com morangos e manteiga de avelãs torradas com cacau (uma MARAVILHA de babar!). Aqui fica a receita:

Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha de côco
2 colheres de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de azeite
4 colheres de sopa de água
1 pitada de flor de sal

Rende 4 crepes grandes ou 8 pequenos. Ficam leves, finos e deliciosos! 

Bon appetit!


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Barra de cereais


Estas barras de cereais dão snacks práticos, saudáveis, além de serem muito saborosas. São muito rápidas de fazer, já que não vão ao forno. Conservam-se no frigorífico.

100g de nozes

100g de flocos de aveia integral

10 figos secos

1 colher de sopa de sementes de girassol

3 colheres de sopa de sementes de sésamo

50g de coco ralado

2 laranjas (sumo)

1 colher de sopa de mel


Trituram-se as nozes, os flocos de aveia, os figos e as sementes de girassol. Misturam-se todos os ingredientes secos e junta-se o mel e o sumo de duas laranjas, mexe-se bem para ficar uma massa homogénea.

Forra-se um tabuleiro quadrado com papel vegetal. Coloca-se a massa, espalha-se e calca-se bem para unir. Forra-se com outra folha de papel vegetal. Se for possível alisa-se com o rolo da massa.

Coloca-se uma hora no frigorífico para endurecer e depois corta-se aos rectângulos.

Deu 16 barras de 30 a 35g.


Nota: Pode-se substituir as nozes por amêndoas e os figos por passas ou ameixas ou damascos secos.

Bom apetite!


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Está na hora do lanche! Sumo "Futti-frutti" e Pão-Pizza



Sumo "frutti-frutti"
Este sumo é ideal para aproveitar as frutas que estão a ficar "esquecidas" na fruteira. É só usar a imaginação na combinação dos ingredientes, este levou:
1 pera
1 pêssego
1 kiwi
4 morangos
água q.b.
Descascam-se e cortam-se as frutas para dentro do copo misturador, cobrem-se as frutas com água fresca (ou água e dois cubos de gelo), bate-se com a varinha mágica e já está!

Pão-pizza
Esta "velha" receita, acompanha-me desde a adolescência. É prática, rápida e muito saborosa. É como fazer uma pizza, em que a base é o pão. Este pão-pizza foi feito com:
1 bola de pão (podem ser fatias)
2 c.s. polpa de tomate
queijo mozzarela q.b.
oregãos q.b.
Abre-se a bola de pão ao meio, barra-se com a polpa de tomate e polvilha-se com oregãos, por último coloca-se o queijo. Vai ao forno a gratinar.
Nota: Pode adicionar-se cogumelhos, fiambre, bacon ou ananás... mais uma vez, é só adaptar a receita ao gosto de cada um e também ao que há no frigorífico!

Bom apetite!