Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha. Mostrar todas as mensagens
domingo, 20 de novembro de 2016
Como descascar uma romã?
Adoro comer romãs e tenho reparado que há muitas pessoas que não sabem como as descascar ou comer. Aprendi a descascar com o meu pai, não bem da maneira que aqui explico, mas de forma muito parecida. Vou descascando e comendo, mas hoje preparei várias para os miúdos comerem à colherada, como eu comia quando era pequenina e a minha avó preparava tacinhas de bagos de romã para as netas polvilhados com açúcar (essa parte hoje salto!).
Então cá vai o passo a passo:
1 - No topo da romã (onde tem a coroa), fazer um corte circular mas pouco profundo ao longo da mesma. Na parte de baixo, cortar o "rabo" da romã completamente (imagem no topo da fotografia).
2 - Voltando ao topo, com a mão, partir a casca da romã do corte até à coroa, deixando a coroa intacta (imagem em baixo, à esquerda).
3 - No sitio onde se vê que existem uniões (membrana) fazer um corte leve apenas na casca, desde o topo até à base (imagem em baixo, ao centro).
4 - Com as mãos, abrir os pedaços de romã, tirar as membranas e retirar os bagos. Comer directamente ou colocar numa taça.
E já está! Fácil, não é? Requer um pouco de paciência, mas vale bem a pena, pois é um fruto muito saboroso e nutritivo.
terça-feira, 3 de maio de 2016
Pós-treino!
Um "carilzinho" para recuperar. O melhor pós-treino que se podia querer!
Em breve, a receita Catarina, não está esquecido.
Um dos ingredientes que utilizo é a mistura de caril feita pela Ervanarea, que é absolutamente deliciosa e não é picante.
domingo, 1 de maio de 2016
Especiarias
Andava há algum tempo à procura dos frascos ideias para guardar as especiarias e ervas que uso na cozinha. Encontrei-os! Adorei o resultado.
Mãe ♡
Tarte de morangos e um amor cheiroso e psicadélico!
ps - amo guardarem segredo destas surpresas que me fazem... amo o carinho que põem em cada detalhe!
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Gravlax ou Salmão Curado
(salada)
Vão precisar de:
1 filete de salmão sem espinhas
sal grosso q.b.
raspa de 1 limão
1 beterraba
tomilho q.b.
2 colheres de sopa de licor de laranja (Obrigada querida Helena!)
Depois de cortar o filete e remover as espinhas (esta parte podem pedir na peixaria), coloca-se o filete num tabuleiro fundo.
Faz-se uma pasta com a beterraba, o tomilho, a raspa de limão e o sal e barra-se o filete com esta pasta. Se necessário coloca-se mais sal por cima, de modo a que o filete fique coberto. O sal irá curar o salmão, fazendo com que perca alguma da água que contém, ao mesmo tempo ganha também o sabor do sal, da raspa de limão, das ervas e da beterraba, que vai também tingir o filete com um tom rosa choque.
Tapa-se com película transparente e leva-se ao frigorífico por 48 horas com um peso em cima.
Após as 48 horas, nota-se que o filete está mais baixo, denso e mais duro. Remove-se o sal, lava-se em água corrente, seca-se com papel de cozinha, tira-se a pele com uma boa faca. Corta-se em fatias fitinhas para servir, somente o necessário, o restante dura até 2 semanas no frigorífico.
Pode comer-se assim mesmo, com uns pingos de sumo de limão ou servir com uma salada de alface, rúcula, espargos verdes, beterraba e frutos secos. Pode também acompanhar-se com um molho de iogurte grego, sumo e raspa de limão e coentros frescos picados.
Nota: A receita original leva açúcar e "shnaps", não coloquei açúcar e substitui o "shnaps" por licor de laranja.
Da próxima vez vou usar beterraba crua e experimentar com açúcar para ver a diferença.
Bon apetit!
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Quentes e boas!... E atum de barrica!
E estas estão tão boas! Fui caçá-las mesmo aqui à porta.
Assim se comemora o Dia de S. Martinho.
Cá por casa, é tradição por esta altura comer-se atum de barrica cozido acompanhado de couves e batatas, comer castanhas assadas, batata doce assada e acompanhar com jeropiga ou água pé.
Descobri que esta tradição saloia de comer atum de barrica nesta altura, tem raízes na cozinha jagoz (Ericeira) e zonas costeiras e saloias. O atum que não era aproveitado pelas fábricas de conservas, da zona da barriga e partes mais escuras do peixe, era conservado em água extremamente salgada dentro de barricas de madeira - um tipo de conserva ancestral, que precede a salga do bacalhau.
Hoje em dia encontra-se atum de barrica à venda em algumas mercearias antigas ou na praça. Devem-se escolher as partes escuras com longas espinhas, pois são menos secas. Demolha-se em água fria, mudando a água com bastante frequência no espaço de 24 horas, depois coze-se com couve portuguesa ou couve galega e batatas. No prato, tempera-se com azeite e vinagre.
Lá dizia o povo "No Dia de S. Martinho via à adega e prova o vinho." Feliz dia de S. Martinho!
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Panquecas sem gluten
Cá por casa panquecas fazem as delícias de alguns pequenos-almoços, lanches ou sobremesas. A receita tradicional foi-me dada pelo irmão de um ex-namorado, mas apesar de deliciosas, têm glúten por isso quis arranjar uma opção mais saudável mas igualmente saborosa. Já tinha testado duas receitas de panquecas sem glúten (banana+ovo e a outra de polvilho doce+ovo), mas esta foi sem dúvida, a mais saborosa de todas!
Receita
1 Ovo
1 Chavena de aveia
1 Chavena de água
1/2 Chavena de polvilho doce
1 Colher de chá de bicabornato de sódio
1 Pitada de sal
1 Colher de sopa de azeite
2 Colheres de sopa de mel (opcional)
Numa taça os ingredientes, pela ordem acima, misturar bem para ficar homogêneo. Fazer as Panquecas numa frigideira anti-aderente.
Servir com morangos, gelado, mel, cacau quente ou limão.
Bom apetite!
domingo, 20 de julho de 2014
Brownies yami yami e sem gluten!
Andava há uns tempos a pesquisar receitas de brownies, mas não queria usar farinha de trigo. Encontrei uma interessante com polvilho doce (tapioca) mas ainda não testei. Hoje, cortesia de uma amiga que publicou um e-livro sobre brownies, adaptei uma receita que lá encontrei. A receita original leva açúcar (170g), usei mel em menor quantidade e também reduzi a quantidade de chocolate - usei 70%.
Vamos à receita:
260 g de chocolate 70%
100 g de manteiga ou óleo de côco
100 g de mel
4 ovos
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 punhado de amêndoas torradas picadas
Pré-aquecer o forno a 180º.
Derreter a manteiga (ou óleo de côco) com o chocolate partido em pedaços em lume muito brando. À parte, juntar o mel, os ovos e o cacau em pó e bater. Quando a manteiga e chocolate estiverem derretidos, misturar com o preparado anterior e por último juntar as amêndoas torradas.
Forrar um tabuleiro rectangular com papel de pasteleiro e deitar a mistura - que parece quase não cobrir o fundo - espalhar.
Vai ao forno por 25 a 30 minutos a 180º. Quando estiver pronto, deixar arrefecer um pouco, cortar aos quadrados e servir com uma bola de gelado.
ps - não esquecer de lamber a colher!
A receita original foi retirada daqui - hoje é grátis! Obrigada I. pela inspiração!
Bom apetite!
domingo, 5 de janeiro de 2014
8 anos - Escavação T-Rex
Este foi o bolo escolhido para celebrar os magníficos 8! A reacção do rapaz quando viu o bolo foi demais, encheu-me o coração e sabe tão bem satisfazer os desejos dos meus pequenos. Cá em casa os bolos de aniversário são caseiros e à moda de "disco pedido". Nem dá para acreditar que passaram 8 anos.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
domingo, 6 de outubro de 2013
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
terça-feira, 2 de outubro de 2012
quinta-feira, 29 de março de 2012
Nougat e fio de pasteleiro

Aqui fica uma sugestão para a Páscoa, que se aproxima... nougat caseiro (é uma delícia), num frasco de vidro reciclado, decorado com fio de pasteleiro lindo da loja da R., só falta por uma etiqueta gira.
Bom este já não dá para presente, é verdade, já quase desapareceu... mas fica a sugestão!
domingo, 4 de março de 2012
domingo, 18 de dezembro de 2011
Levas uma pera!
São todas pêras: Pêra Rocha, Pêra de Inverno (também nas duas imagens de baixo, primeiro cruas e depois cozidas) e Pêras Secas - que adoro!
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)


































