Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas. Mostrar todas as mensagens

domingo, 10 de setembro de 2017

Panquecas de Mirtilos


Adoramos panquecas de mirtilos, mas ainda não tinha inventado nenhuma receita "paleo friendly". Hoje foi o dia! Porque Domingo combina mesmo bem com panquecas.

Tive um ajudante mini, que lhes chamou "panpecas" e não parava de comer a massa crua! Só dizia "hummm maravilhaaaa" e tive que lhe dar outra tarefa, se não, não havia pequeno-almoço para ninguém.
Ficam fofas e muito saborosas. Para quem tem medo de se aventurar nestas coisas do sem glúten e sem estou ou sem aquilo, mas tem curiosidade, acho que se vão surpreender. Cá em casa, ficaram aprovadas!

 Aqui fica a receita, para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
(para 5 pessoas)
5 ovos
2 a 3 colheres de sopa (c.s.) de mel da serra*
1 pitada de flor de sal
3 c.s. de óleo de coco (ou de manteiga)
3/4 cháv. de farinha de amêndoa
1/2 cháv. de polvilho doce
4 c.s de linhaça moída
150g de mirtilos
Para servir: mirtilos frescos, banana da Madeira em fatias e doce de mirtilo selvagem*

Numa taça misturar todos os ingredientes, à excepção dos mirtilos, que só se juntam quando a massa está homogénea. Aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um pouco de óleo de côco e adicionar pequenas porções da massa, em lume médio. Quando a massa ficar com uns buraquinhos, vira-se a panqueca e deixa-se alourar do outro lado.

Para quem gosta de panquecas maiores, deve colocar uma maior porção de massa (como na panqueca teste - ver fotos), quem gosta de mini-panquecas, pode fazer várias panquecas mais pequenas numa frigideira.

Para servir, coloquei mirtilos frescos, fatias de banana da Madeira e reguei as panquecas com doce de mirtilo selvagem.

* O doce de mirtilo selvagem foi feito pelo nosso amigo Zé, que também nos deu o mel que usei nesta receita. Obrigada por nos receberes sempre tão bem!

Para acompanhar esta receita, deixo um documentário sobre uma aldeia mágica, um verdadeiro paraíso na terra, que fica entre as serras que tanto gostamos de visitar, perto de onde veio o mel e o doce de mirtilo selvagem: "Uma montanha do tamanho do Homem". Espero que gostem.

Bom apetite!

terça-feira, 11 de abril de 2017

Pizza caseira sem glúten

Queria testar algumas farinhas diferentes para fazer massa fresca de pizza, mas com farinhas sem glúten, o que por si só é um belo desafio! Sem glúten perde-se a elasticidade da massa, fica mais quebradiça, por isso escolhi misturar 3 farinhas distintas na base: castanha, polvilho doce e linhaça.

Ingredientes para a massa:
2 Chávena de farinha de castanha
1 Chávena de polvilho doce
1/2 Chávena de linhaça moída
1 Colher de sopa de azeite
Água q.b.
Sal q.b.
15g Fermento fresco

Recheio:
A gosto ou com o que tiverem no frigorífico. Mas tem que levar tomate, óregaos e mozzarella!

(falta a descrição do processo)

terça-feira, 3 de maio de 2016

Pós-treino!


Um "carilzinho" para recuperar. O melhor pós-treino que se podia querer!

Em breve, a receita Catarina, não está esquecido.

Um dos ingredientes que utilizo é a mistura de caril feita pela Ervanarea, que é absolutamente deliciosa e não é picante.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Gravlax ou Salmão Curado

(salada)











Depois de ver o Gordon Ramsey e o Jamie Oliver fazerem as suas versões de Gravlax, fiquei curiosa e decidi arriscar a minha versão desta receita sueca, usada para conservar peixe.

Vão precisar de:

1 filete de salmão sem espinhas
sal grosso q.b.
raspa de 1 limão
1 beterraba
tomilho q.b.
2 colheres de sopa de licor de laranja (Obrigada querida Helena!)

Depois de cortar o filete e remover as espinhas (esta parte podem pedir na peixaria), coloca-se o filete num tabuleiro fundo. 

Faz-se uma pasta com a beterraba, o tomilho, a raspa de limão e o sal e barra-se o filete com esta pasta. Se necessário coloca-se mais sal por cima, de modo a que o filete fique coberto. O sal irá curar o salmão, fazendo com que perca alguma da água que contém, ao mesmo tempo ganha também o sabor do sal, da raspa de limão, das ervas e da beterraba, que vai também tingir o filete com um tom rosa choque.

Tapa-se com película transparente e leva-se ao frigorífico por 48 horas com um peso em cima. 

Após as 48 horas, nota-se que o filete está mais baixo, denso e mais duro. Remove-se o sal, lava-se em água corrente, seca-se com papel de cozinha, tira-se a pele com uma boa faca. Corta-se em fatias fitinhas para servir, somente o necessário, o restante dura até 2 semanas no frigorífico.

Pode comer-se assim mesmo, com uns pingos de sumo de limão ou servir com  uma salada de alface, rúcula, espargos verdes, beterraba e frutos secos. Pode também acompanhar-se com um molho de iogurte grego, sumo e raspa de limão e coentros frescos picados.

Nota: A receita original leva açúcar e "shnaps", não coloquei açúcar e substitui o "shnaps" por licor de laranja. 

Da próxima vez vou usar beterraba crua e experimentar com açúcar para ver a diferença. 

Bon apetit!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quentes e boas!... E atum de barrica!

E estas estão tão boas! Fui caçá-las mesmo aqui à porta.
Assim se comemora o Dia de S. Martinho.

Cá por casa, é tradição por esta altura comer-se atum de barrica cozido acompanhado de couves e batatas, comer castanhas assadas, batata doce assada e acompanhar com jeropiga ou água pé.

Descobri que esta tradição saloia de comer atum de barrica nesta altura, tem raízes na cozinha jagoz (Ericeira) e zonas costeiras e saloias. O atum que não era aproveitado pelas fábricas de conservas, da zona da barriga e partes mais escuras do peixe, era conservado em água extremamente salgada dentro de barricas de madeira - um tipo de conserva ancestral, que precede a salga do bacalhau. 

Hoje em dia encontra-se atum de barrica à venda em algumas mercearias antigas ou na praça. Devem-se escolher as partes escuras com longas espinhas, pois são menos secas. Demolha-se em água fria, mudando a água com bastante frequência no espaço de 24 horas, depois coze-se com couve portuguesa ou couve galega e batatas. No prato, tempera-se com azeite e vinagre. 

Lá dizia o povo "No Dia de S. Martinho via à adega e prova o vinho." Feliz dia de S. Martinho!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vinho quente - Glühwein


Vinho quente, comida saborosa (not Paleo snif), paisagem linda, sol quente no frio de Inverno, boa companhia. Que mais se pode querer?!
Como houve muitos fãs do vinho quente, aqui ficam duas receitas para fazerem em casa, cortesia da Lígia R.:

Glühwein - Vinho Quente - Tinto
(8 doses)
• 8 sementes  Cardamomo  
• 10 cravinhos  
• 10 grãos de pimenta 
• 4 estrelas de anis 
• 1 pau de canela 
• 1 colher chá sementes de coentros
• 1 colher chá sementes de anis  
• 1 l vinho tinto seco 
• 1 laranja  
• Zucker
1. esmagar as sementes de cardamomo com uma faca; numa mousseline ou saco de chá  ou um paninho que coe juntar : cardamomo, cravinho, estrelas de anis, pau de canela, sememtes de anis e coentros; amarrar para fazer uma boneca
2. Numa panela aquecer o vinho junto com 500ml de água. Atenção: aquecer sem deixar ferver. Juntar a laranja cortada em rodelas de 1/2 cm e deixar cozinhar em lume brando durante 15 minutos (ir vendo, é importante não deixar ferver o vinho
3. Ao fim destes 15 minutos juntar a boneca de especiarias e açucar a gosto. Tapar e deixar 10 minutos em infusão.
O vinho bebe-se aquecido, sempre sem deixar ferver

Glühwein - Vinho Quente - Branco
(2 porções)
• 350 ml Vinho branco
• 150 ml sumo de uva branca
• 2 colher chá mel de acácia 
• 2 paus de canela
• 2 fatias de laranja
1. Aquecer o Vinho branco, sumo de uva junto com os paus de canela, o mel e a laranja . 
2. Deixar cozinhar em lume brando sem deixar ferver, por 10 minutos. 

7 anos e lábios vermelhos


Quis um bolo de dinossauro e teve!
Neste link a explicação de como se faz.
Para comemorar este dia tão especial para mim, usei batom vermelho pela primeira vez e gostei!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Filetes com banana e bacon e legumes gratinados






Ingredientes (4 pessoas):
2 alhos franceses
2 courgetes
4 cenouras
500g de filetes de peixe espada
1 e 1/2 banana da Madeira
10 fatias de bacon
Queijo ralado (opcional)
Palitos
Azeite
Natas
Sal q.b.
Óregãos

Aqui fica uma receita deliciosa, diferente e fácil de preparar.
Usei filetes de peixe espada, que adorei.
Na "cama" dos rolinhos pus alho francês cortado às rodelas, courgetes e cenouras raladas, temperei com azeite, sal e oregãos, coloquei no forno enquanto preparava os rolinhos. Depois reguei os legumes com natas, dispus os rolinhos de filetes em cima e polvilhei com queijo ralado (é opcional) - 15 minutos no forno a 200º et voilá!
Está pronto a servir.
Bom apetite!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

12 Coisas para fazer em casa e deixar de comprar - da cozinha!



Há mais de um ano que faço uma alimentação paleolítica e tento ter um estilo de vida o mais natural possível. Cortei totalmente com os alimentos processados, não que abusasse, pois há muito que fazia em casa muitas coisas que a maioria das pessoas compram feitas. Por isso, apesar de ter deixado totalmente de consumir a maior parte destes alimentos, surgiu a ideia de partilhar uma selecção de 12 coisas que se podem fazer em casa e deixar de comprar.

Porquê? Porque é muito mais saudável, barato e ecológico do que comprar. Não têm conservantes, corantes e outros “antes” muito preocupantes para a nossa saúde e para a vitalidade do planeta. Além do mais, é muito fácil e prático… como sempre! Mesmo que não se siga uma alimentação “paleo” aconselho sempre a compra de ingredientes naturais, frescos, locais e biológicos.

Então, a minha lista de 12 coisas para fazer em casa e deixar de comprar é:
(clicar nos items abaixo)
- Pão
- Queijo fresco e requeijão*
- Pasta (massa fresca)*
- Pizza*

Este post foi inspirado num semelhante do blog Nourished Kitchen, com ideias muito interessantes aqui. Começou com 7 coisas... acabou em 12!

* Os últimos quatro tópicos ainda não estão publicados no blog, tenho reportagem fotográfica pronta a publicar... Em breve deixo as receitas e dicas para as poderem fazer tudo em casa!

Espero contagiar mais pessoas a fazer "caseiro"! Contem-me como correu, ok?


Da minha cozinha com amor, bom apetite!

sábado, 1 de setembro de 2012

Gelado Paleo - Banana, côco e canela


Este gelado é delicioso e paleo! Ingredientes por pessoa:
1 banana (esmagada)
2 colheres de sopa de coco ralado
canela a gosto

Misturar tudo bem, colocar no congelador e 1 hora depois, comer!

Achava eu que o meu congelador tinha gelo...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Filetes com camarões e molho de caril com côco

Gosto de cozinhas coisas rápidas que não me prendam muito ao fogão. Esta receita é dessas, basta por tudo no tacho, por ao lume por 15 minutos e já está.



Ingredientes:
1 cebola
4 a 6 filetes de peixe (podem estar congelados)
100g de camarões
1 lata de leite de coco
1 colher de sobremesa de caril em pó
1 molhinho de coentros
sal, pimenteta e azeite q.b.

Cosra-te a cebola às rodelas e coloca-se num tacho ou frigideira larga, rega-se com azeite, dispõe-se os filetes temperados e deita-se o leite de coco por cima, quando começar a ferver põe-se o caril e dissolve-se no molho, Tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando por 8 a 10 minutos. Juntam-se os camarões e os coentros, cozinha por um minuto e está feito.

Bom apetite!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"3,2,1... Cabum - O foguetão arrancou" e... dinossauros!

 

Falamos de bolos... caseiros, claro! Feitos por mim, para um dos meus mais que tudo. Fica a faltar a foto do foguetão em pleno arranque, que deitava fogo de verdade... e a foto da construção do foguetão.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A melhor bolonhesa de sempre!


Esta foi a melhor bolonhesa que fiz e que comi até hoje! Bom, dizem que a fome é o melhor tempero... também pode ter sido isso...
Já faço bolonhesa há muitos (muitos muitos) anos, acho que foi o primeiro prato "a sério" que cozinhei, quando tinha uns 8 ou 9 anos - segundo diz a minha mãe - eu achava que tinha sido com uns 11 ou 12. Então cá vai, o segredo é fazer com carne de vaca e de porco, para não ficar seco e claro, juntar muito AMOR! Assim, sai sempre bem...

Ingredientes:

750g carne de vaca picada
750g carne de porco picada
1 rodela de chouriço
1 fatia de bacon
1 cebola
3 dentes de alho
500g de polpa de tomate

1 chávena de café de whiskey
1/2 copo de água
1 folha de louro
1 pitada de canela
1/2 noz moscada ralada

azeite, sal, pimenta e oregãos q.b.

Pica-se a cebola e os alhos e aloura-se em azeite com o chouriço, o bacon. Junta-se a polpa de tomate e a carne e tempera-se com os condimentos. Depois junta-se o whiskey e a água, deixa-se evaporar o alcool destapado por 5 minutos. Tapa-se e deixa-se cozinhar até estar pronto e o molho apurado.

Bom apetite!

ps - a foto não faz juz ao bem que soube!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Cocaus" - Bolinhos de côco e cacau (Paleo)

Ingredientes:
125g de coco ralado biológico
4 ovos inteiros
4 c. sopa de mel
1/2 cháv. café de pepitas de cacau puro
canela q.b.
raspa de 1/2 limão

Misturar tudo numa tigela, colocar em forminhas com a ajuda de uma colher e levar ao forno, pré-aquecido, a 200º por 10 minutos.

Bom apetite!