Mostrar mensagens com a etiqueta Cosmética natural. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cosmética natural. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Básicos outdoor - As 12 coisas que tens que levar!

Aqui fica o meu kit outdoor com os básicos e produtos naturais essenciais para levar para o mato, de férias ou numa escapadinha de fim-de-semana! É um kit altamente recomendado para quem é um entusiasta-respeitador-da-natureza-amante-do-"do it yourself"-ecológico!
❤️😍🔦🌿☀️🌊🌍🏔️🏕️🏞️🔥😎 

Para grande desgosto do meu marido, se vamos de férias, isto é 1/5 do que levo, porque arrasto sempre a rede de pendurar nas árvores, a manta do piquenique, a lancheira, alguns livros aromaterapia/ cosmética/ sabões/ psicologia/ conservas/ DIY/ costura, o crochet/tricot, a máquina fotográfica, as cartas/damas/xadrez, folhas e canetas para desenhar/pintar e claro, a maquilhagem! 😉

Mas aqui fica a minha escolha das coisas básicas, que dão jeito na floresta-mato-bosque-parque de campismo:
1. Pederneira - para fazer fogo quando não tens fósforos ou isqueiro. Usar sempre que queres grelhar a picanha ou fazer um chá de ervas silvestres. Se não tens experiência nesta área, pesquisa primeiro as regras de segurança no youtube.
2. Canivete multi-funções - o Macgyver já se reformou, por isso dá jeito para tudo.
3. Mosquetão (ou mais) - para prender coisas à bolsa, coisas aos calções, para prender a própria bolsa aos calções ou o cantil da água,...
4. Powerbank - porque o telemóvel não pode ficar sem bateria, ou acabam-se as 1001 selfies na cachoeira num instante!
5. Lanterna com dínamo - porque as pilhas assim não acabam, além do mais, fazes exercício e é ecológico.
6. Kit de costura - porque há sempre uma meia com a batatinha do dedo a espreitar e assim aprimoras os teus dotes na costura, podes também iniciar-te nos bordados.
7. Bolsa de cintura impermeável - para levar a tralha toda, sem se molhar. Porque às vezes chove, ou cais a atravessar o rio.

Agora vamos aos produtos naturais que faço e que usamos no dia-a-dia, mas que não podem faltar vamos para o mato!
8. Whipped body butter - ou como dizem cá por casa "holly butter". Traduzindo à letra é uma manteiga corporal batida, é um creme muito leve, nutritivo e rico, que protege e hidrata a pele e os lábios de toda a família. É óptimo também para aplicar nas zonas mais ressequidas: cotovelos, joelhos e pés.
9. Gel aloe vera com lavanda e tea tree - para peles sensíveis, para refrescar ou tratar queimaduras.
10. Sabão natural - para limpar a pele e os cabelos sem poluir, é biodegradável e 100% natural. Se vais tomar banho num rio/lago/poço é o que deves usar!
11. Óleo SOS - este óleo é milagroso e serve para aplicar em cortes, queimaduras e picadas. Também é excelente em peles com eczema (seco) e psoríase.
12. Spray de limpeza e compressas - 100% natural, handmade, sem ingredientes prejudiciais e super fácil de fazer e aplicar, serve para limpar os pés pretos, as feridas, as mãos quando não há água por perto ou até dar um ar lavadinho sempre que é preciso.

Gostava de contar o que levo quando vamos acampar com tenda, como organizo as coisas, tudo básico, claro! E vocês? O que acham que falta neste kit de básicos? Têm outras ideias?

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Máscara peel-off natural de carvão vegetal

Andava há uns tempos para experimentar fazer esta máscara de carvão, porque além de ser óptima para limpar e purificar a pele, o facto de se retirar inteira, como se tivéssemos a puxar a pele quando está a cair (prazeres estranhos!), dava-lhe um ar ainda mais apetecível. Há por aí mil e uma receitas caseiras deste tipo de máscaras, mas que são feitas com cola. Existem também marcas que vendem esta máscara já pronta ou quase pronta, para se finalizar em casa.

Se há coisa que me recuso por na pele é cola ou ingredientes que desconheço ou que sei que são prejudiciais. Por isso, aprofundei as pesquisas e como sempre, existem alternativas bem mais saudáveis e naturais e, neste caso, o elemento agregador desta máscara é gelatina neutra em pó.

Os ingredientes são fáceis de encontrar e a máscara prepara-se em modo zip-zip-zup, muito rápido. O carvão vegetal activado ajuda a limpar e purificar a pele, eliminando as impurezas e a gordura excessiva. A gelatina é o elemento agregador, que permite criar um liquido pastoso, que irá criar uma película na pele que, depois de seca, se consegue retirar, "pelando" a máscara e trazendo consigo pontos negros (cravos em português do Brasil) e também, pelos e uma data de porcarias agarradas.
Ingredientes (para 1 pessoa):
1 colher de chá de carvão vegetal activado
2 colheres de chá de gelatina em pó neutra
1 gota de óleo essencial de menta (opcional)
água a ferver q.p. (4 a 6 colheres de sopa)
Numa taça, mistura-se o carvão vegetal com a gelatina, junta-se a água a ferver aos poucos, mexendo sempre para não ganhar grumos. A mistura tem que ficar lisa e líquida, mas com alguma consistência. De início deixei-a demasiado pastosa e nem estava a conseguir aplicar porque começava logo a secar e a ficar muito densa, juntei água a ferver e resolveu. Deixando a máscara mais líquida, aplicam-se várias camadas, pois será mais fácil para tirar a máscara de forma integral, pois se ficar uma camada fina irá "partir-se".
A máscara aplica-se na pele limpa. Devem evitar-se as zonas onde não queremos arrancar pelos/cabelos, porque saiem todos! Para aplicar usa-se um pincel de silicone ou um pincel firme e largo para aplicação de máscaras. Depois de aplicar a máscara, espera-se até secar por completo e se sentir a pele a repuxar, sente-se a partir, torna-se difícil sorrir, mas é normal! No meu caso demorou 20 minutos.
Depois começa-se a enrolar e puxar a máscara aos poucos, debaixo para cima. Infelizmente tive um episódio em casa e tive que tirar a máscara à pressa, por isso, não saiu inteira. Mas dá para ver bem a porcaria que saiu! Incrível. A pele fica um pouco avermelhada, mas bonita, limpa e uniforme. Da próxima vez, que será só daqui a um mês, vou aplicar vapor na cara para abrir mais os poros e só depois aplico a máscara.
De seguida, apliquei um tónico (hidralato de tea tree) e o meu creme "Oh Cara Linda!" da Handmade by ANIS e a pele ficou super suave e bonita, de início um pouco avermelhada tipo escaldão no Hawaii, mas após um par de horas já estava normal.

Não recomendo esta máscara a quem tenha uma pele muito sensível ou reactiva, nem a alguém com alergia aos componentes indicados.

Ficaram com vontade de experimentar? Então depois venham contar como foi!

domingo, 20 de novembro de 2016

A ANIS foi à Tricot das Cinco


Conheci a SofiAlgarvia num dos meus workshops de sabões naturais. Continuámos em contacto e há uns anos, a Sofia concretizou um dos seus sonhos e abriu em Lisboa a Tricot das Cinco, uma loja de lãs e linhas, com espaço de cafetaria, cheira a chá e scones quando se entra na loja!

No dia 5 de Novembro, a Tricot das Cinco recebeu cinco amigas para um evento especial o "Tricot & Friends", que reuniu: a ANIS, a doSemente, a Dyed by Alfinete, a Olívia Portuguesa e a Olivarbo - mulheres, artesãs, com o elo comum de conhecermos a Sofia!

Foi um dia muito divertido e diferente, conheci pessoas novas, dei a cheirar os meus sabões e pude explicar a quem me visitou como são feitos, quais as suas propriedas e como se usam. É sempre maravilhoso o contacto directo com as pessoas. Obrigada Sofia, obrigada a todos! *** 






As granolas da DoSemente
As lãs da Dyed by Alfinete
As peças feitas no tear pela Oliverbarbo
Os sacos e t-shirts da Olívia Portuguesa

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Nos bastidores dos sabonetes naturais...

Um dos sabões naturais que mais gosto de fazer, e de usar, é o sabonete puro azeite! Um sabonete 100% azeite extra virgem, sem óleos essenciais, mas que leva azeite macerado com uma selecção de plantas óptimas para peles sensíveis: lavanda, calendula e camomila. Como tal, tem um aroma muito suave. Escolho sempre azeite português, extraído a frio.

Como se sabe, o sabonete de azeite é um sabão atípico, faz uma espuma miudinha, bastante cremosa e é daqueles que se ama ou se odeia. Costumo dizer que é quase como tomar banho com um creme. É ideal para bebés, pessoas com peles sensíveis, peles secas ou como sabonete íntimo, já que o seu índice de limpeza é baixo.

Foi o primeiro sabão que fiz, por ter poucos ingredientes e parecer fácil, por carregar em si muita história, pois faz parte da evolução da saboaria nacional e também por ser o indicado para bebés. Pouco alterei a fórmula inicial.

Além de gostar o fazer, também gosto muito de cortar cada barra em pedaços grandes, aparar e carimbar cada um. Depois ficam a curar, em tabuleiros, a secar e vão ficando muito duros e mais claros com o passar do tempo.

É uma delícia depois poder usar e sentir como a pele fica mais suave e macia!

Sabonete Puro Azeite
Atelier
Embrulhos & presentes
Baby stuff!