Mostrar mensagens com a etiqueta Cosméticos Naturais. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cosméticos Naturais. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Básicos outdoor - As 12 coisas que tens que levar!

Aqui fica o meu kit outdoor com os básicos e produtos naturais essenciais para levar para o mato, de férias ou numa escapadinha de fim-de-semana! É um kit altamente recomendado para quem é um entusiasta-respeitador-da-natureza-amante-do-"do it yourself"-ecológico!
❤️😍🔦🌿☀️🌊🌍🏔️🏕️🏞️🔥😎 

Para grande desgosto do meu marido, se vamos de férias, isto é 1/5 do que levo, porque arrasto sempre a rede de pendurar nas árvores, a manta do piquenique, a lancheira, alguns livros aromaterapia/ cosmética/ sabões/ psicologia/ conservas/ DIY/ costura, o crochet/tricot, a máquina fotográfica, as cartas/damas/xadrez, folhas e canetas para desenhar/pintar e claro, a maquilhagem! 😉

Mas aqui fica a minha escolha das coisas básicas, que dão jeito na floresta-mato-bosque-parque de campismo:
1. Pederneira - para fazer fogo quando não tens fósforos ou isqueiro. Usar sempre que queres grelhar a picanha ou fazer um chá de ervas silvestres. Se não tens experiência nesta área, pesquisa primeiro as regras de segurança no youtube.
2. Canivete multi-funções - o Macgyver já se reformou, por isso dá jeito para tudo.
3. Mosquetão (ou mais) - para prender coisas à bolsa, coisas aos calções, para prender a própria bolsa aos calções ou o cantil da água,...
4. Powerbank - porque o telemóvel não pode ficar sem bateria, ou acabam-se as 1001 selfies na cachoeira num instante!
5. Lanterna com dínamo - porque as pilhas assim não acabam, além do mais, fazes exercício e é ecológico.
6. Kit de costura - porque há sempre uma meia com a batatinha do dedo a espreitar e assim aprimoras os teus dotes na costura, podes também iniciar-te nos bordados.
7. Bolsa de cintura impermeável - para levar a tralha toda, sem se molhar. Porque às vezes chove, ou cais a atravessar o rio.

Agora vamos aos produtos naturais que faço e que usamos no dia-a-dia, mas que não podem faltar vamos para o mato!
8. Whipped body butter - ou como dizem cá por casa "holly butter". Traduzindo à letra é uma manteiga corporal batida, é um creme muito leve, nutritivo e rico, que protege e hidrata a pele e os lábios de toda a família. É óptimo também para aplicar nas zonas mais ressequidas: cotovelos, joelhos e pés.
9. Gel aloe vera com lavanda e tea tree - para peles sensíveis, para refrescar ou tratar queimaduras.
10. Sabão natural - para limpar a pele e os cabelos sem poluir, é biodegradável e 100% natural. Se vais tomar banho num rio/lago/poço é o que deves usar!
11. Óleo SOS - este óleo é milagroso e serve para aplicar em cortes, queimaduras e picadas. Também é excelente em peles com eczema (seco) e psoríase.
12. Spray de limpeza e compressas - 100% natural, handmade, sem ingredientes prejudiciais e super fácil de fazer e aplicar, serve para limpar os pés pretos, as feridas, as mãos quando não há água por perto ou até dar um ar lavadinho sempre que é preciso.

Gostava de contar o que levo quando vamos acampar com tenda, como organizo as coisas, tudo básico, claro! E vocês? O que acham que falta neste kit de básicos? Têm outras ideias?

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Máscara peel-off natural de carvão vegetal

Andava há uns tempos para experimentar fazer esta máscara de carvão, porque além de ser óptima para limpar e purificar a pele, o facto de se retirar inteira, como se tivéssemos a puxar a pele quando está a cair (prazeres estranhos!), dava-lhe um ar ainda mais apetecível. Há por aí mil e uma receitas caseiras deste tipo de máscaras, mas que são feitas com cola. Existem também marcas que vendem esta máscara já pronta ou quase pronta, para se finalizar em casa.

Se há coisa que me recuso por na pele é cola ou ingredientes que desconheço ou que sei que são prejudiciais. Por isso, aprofundei as pesquisas e como sempre, existem alternativas bem mais saudáveis e naturais e, neste caso, o elemento agregador desta máscara é gelatina neutra em pó.

Os ingredientes são fáceis de encontrar e a máscara prepara-se em modo zip-zip-zup, muito rápido. O carvão vegetal activado ajuda a limpar e purificar a pele, eliminando as impurezas e a gordura excessiva. A gelatina é o elemento agregador, que permite criar um liquido pastoso, que irá criar uma película na pele que, depois de seca, se consegue retirar, "pelando" a máscara e trazendo consigo pontos negros (cravos em português do Brasil) e também, pelos e uma data de porcarias agarradas.
Ingredientes (para 1 pessoa):
1 colher de chá de carvão vegetal activado
2 colheres de chá de gelatina em pó neutra
1 gota de óleo essencial de menta (opcional)
água a ferver q.p. (4 a 6 colheres de sopa)
Numa taça, mistura-se o carvão vegetal com a gelatina, junta-se a água a ferver aos poucos, mexendo sempre para não ganhar grumos. A mistura tem que ficar lisa e líquida, mas com alguma consistência. De início deixei-a demasiado pastosa e nem estava a conseguir aplicar porque começava logo a secar e a ficar muito densa, juntei água a ferver e resolveu. Deixando a máscara mais líquida, aplicam-se várias camadas, pois será mais fácil para tirar a máscara de forma integral, pois se ficar uma camada fina irá "partir-se".
A máscara aplica-se na pele limpa. Devem evitar-se as zonas onde não queremos arrancar pelos/cabelos, porque saiem todos! Para aplicar usa-se um pincel de silicone ou um pincel firme e largo para aplicação de máscaras. Depois de aplicar a máscara, espera-se até secar por completo e se sentir a pele a repuxar, sente-se a partir, torna-se difícil sorrir, mas é normal! No meu caso demorou 20 minutos.
Depois começa-se a enrolar e puxar a máscara aos poucos, debaixo para cima. Infelizmente tive um episódio em casa e tive que tirar a máscara à pressa, por isso, não saiu inteira. Mas dá para ver bem a porcaria que saiu! Incrível. A pele fica um pouco avermelhada, mas bonita, limpa e uniforme. Da próxima vez, que será só daqui a um mês, vou aplicar vapor na cara para abrir mais os poros e só depois aplico a máscara.
De seguida, apliquei um tónico (hidralato de tea tree) e o meu creme "Oh Cara Linda!" da Handmade by ANIS e a pele ficou super suave e bonita, de início um pouco avermelhada tipo escaldão no Hawaii, mas após um par de horas já estava normal.

Não recomendo esta máscara a quem tenha uma pele muito sensível ou reactiva, nem a alguém com alergia aos componentes indicados.

Ficaram com vontade de experimentar? Então depois venham contar como foi!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

L'Immortelle

Um presente que chegou de supresa! Colhida em Portugal por uma colega, vou fazer uma maceração em azeite, tintura e extrato glicólico, para usar nos cosméticos e sabonetes naturais.

domingo, 6 de outubro de 2013

Biocosmética

Foi bom voltar à escola, uma das razões da minha ausência. Gostei, aprendi, mas uma das melhores coisas foram as novas amigas que ganhei!

A caixinha...

Aproveitei o final das férias de verão para organizar, arrumar e etiquetar a caixinha dos óleos essenciais. Cheira tão bem!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cuidados com o rosto

Abaixo deixo algumas receitas naturais muito básicas e fáceis de fazer me casa, para os cuidados com o rosto. Os produtos que uso numa base diária são o gel de limpeza à base de sabonete de azeite, o tónico (neste caso é um hidrolato de rosas), o desmaquilhante (que também serve como hidratante, se estiver preguiçosa) e o serum facial. Semanalmente faço a máscara clareadora e o scrub - isto quando me lembro!
Experimentem e depois contem o que acharam. 



Scrub rosto - Laranja e rosas

Limpa em profundidade, c/ propriedades anti-oxidantes e regeneradoras da pele

Ingredientes:
1/2 Chávena de açúcar amarelo
1 colher de café de raspas de laranja
1 colher de café de pétalas de rosa trituradas
1/3 Chávena de azeite ou outro óleo vegetal
2 Gotas de óleo essencial de laranja (opcional)
2 Gotas de óleo essencial de rosas (opcional)
Numa taça, misturar todos os ingredientes secos, depois o azeite e por último os óleos essenciais. Colocar num frasco com tampa.
Aplicar no rosto molhado, massajando em movimentos circulares. Retirar com água tépida.


Máscara hidratante clareadora – Mel e limão
Hidrata, suaviza, tonifica e clareia as manchas da pele
Ingredientes:
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de azeite ou outro óleo vegetal
Sumo de ½ limão

Misturar os ingredientes de maneira uniforme. Aplicar na cara e no colo olhados. Espalhar a mistura massajando suavemente em movimentos circulares. Deixar actuar por 20 minutos. Enxaguar com um pano quente.


Tónico facial
Tonifica e refresca a pele
Ingredientes:
1/2 pepino
1 colher chá de mel

Triturar o pepino com o mel. Colocar a mistura num frasco e aplicar no rosto com um pedaço de algodão de manhã e à noite. Guardar no frigorífico por uma semana.


Desmaquilhante – Lavanda, camomila e calêndula
Limpa, regenera e hidrata a pele (Oil cleansing method)
Ingredientes:
Rebentos de lavanda
Camomila
Calêndula
Azeite q.b.
Num frasco de vidro colocar os rebentos de lavanda, camomila e calêndula cobertos com azeite ou outro óleo vegetal, na proporção de uma parte de ervas, para cinco partes de óleo. Deixar a macerar por 4 semanas tapado, agitando de vez em quando. Filtrar, passar para um frasco de conta gotas e aplicar como desmaquilhante com um disco de algodão.
Nota: este processo pode ser acelerado fazendo a maceração a quente, no fogão, em banho-maria por 4 horas.


Serum facial – personalizado
Hidrata, regenera e protege a pele
100 ml de óleo vegetal de acordo com o tipo de pele
1ml mistura de óleos essenciais (1, 3 ou 5 diferentes)
1 cápsula de Vitamina E

sábado, 2 de março de 2013

ANIS e Trinca - CCB

No início de Fevereiro fomos ao CCB entregar uma "encomenda" especial.
A ANIS e a Trinca juntaram-se numa parceria para tornar o Dia de S. Valentim verdadeiramente único. Criei o óleo de massagem nº 5 "Be mine!" com um blend afrodisíaco e a Trinca umas trufas com cholocate e maca, irresistíveis! Fiz umas caixas em origami para compor o pack, que ficaram lindas.

Fiquei muito surpreendida com a qualidade dos feirantes no CCB, com pena de não ver tudo ao pormenor. Adorei as rimas da Carla da Frutos d'Alegria e comprei-lhe uns chás muito bons que têm ajudado a aquecer nestas noites mais frias. Depois aproveitámos para passear num "carro-bicicleta" à beira rio e conhecer o Museu da Electricidade. Foi um bom Domingo.

Amanhã a Trinca está novamente no CCB, por isso aproveitem e vão visitar!
Ah e claro, trouxe um pacote grande de grânola sem gluten da Trinca, que é muito saborosa.










 (humm que belo laboratório!)