Mostrar mensagens com a etiqueta sabão natural. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sabão natural. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Básicos outdoor - As 12 coisas que tens que levar!

Aqui fica o meu kit outdoor com os básicos e produtos naturais essenciais para levar para o mato, de férias ou numa escapadinha de fim-de-semana! É um kit altamente recomendado para quem é um entusiasta-respeitador-da-natureza-amante-do-"do it yourself"-ecológico!
❤️😍🔦🌿☀️🌊🌍🏔️🏕️🏞️🔥😎 

Para grande desgosto do meu marido, se vamos de férias, isto é 1/5 do que levo, porque arrasto sempre a rede de pendurar nas árvores, a manta do piquenique, a lancheira, alguns livros aromaterapia/ cosmética/ sabões/ psicologia/ conservas/ DIY/ costura, o crochet/tricot, a máquina fotográfica, as cartas/damas/xadrez, folhas e canetas para desenhar/pintar e claro, a maquilhagem! 😉

Mas aqui fica a minha escolha das coisas básicas, que dão jeito na floresta-mato-bosque-parque de campismo:
1. Pederneira - para fazer fogo quando não tens fósforos ou isqueiro. Usar sempre que queres grelhar a picanha ou fazer um chá de ervas silvestres. Se não tens experiência nesta área, pesquisa primeiro as regras de segurança no youtube.
2. Canivete multi-funções - o Macgyver já se reformou, por isso dá jeito para tudo.
3. Mosquetão (ou mais) - para prender coisas à bolsa, coisas aos calções, para prender a própria bolsa aos calções ou o cantil da água,...
4. Powerbank - porque o telemóvel não pode ficar sem bateria, ou acabam-se as 1001 selfies na cachoeira num instante!
5. Lanterna com dínamo - porque as pilhas assim não acabam, além do mais, fazes exercício e é ecológico.
6. Kit de costura - porque há sempre uma meia com a batatinha do dedo a espreitar e assim aprimoras os teus dotes na costura, podes também iniciar-te nos bordados.
7. Bolsa de cintura impermeável - para levar a tralha toda, sem se molhar. Porque às vezes chove, ou cais a atravessar o rio.

Agora vamos aos produtos naturais que faço e que usamos no dia-a-dia, mas que não podem faltar vamos para o mato!
8. Whipped body butter - ou como dizem cá por casa "holly butter". Traduzindo à letra é uma manteiga corporal batida, é um creme muito leve, nutritivo e rico, que protege e hidrata a pele e os lábios de toda a família. É óptimo também para aplicar nas zonas mais ressequidas: cotovelos, joelhos e pés.
9. Gel aloe vera com lavanda e tea tree - para peles sensíveis, para refrescar ou tratar queimaduras.
10. Sabão natural - para limpar a pele e os cabelos sem poluir, é biodegradável e 100% natural. Se vais tomar banho num rio/lago/poço é o que deves usar!
11. Óleo SOS - este óleo é milagroso e serve para aplicar em cortes, queimaduras e picadas. Também é excelente em peles com eczema (seco) e psoríase.
12. Spray de limpeza e compressas - 100% natural, handmade, sem ingredientes prejudiciais e super fácil de fazer e aplicar, serve para limpar os pés pretos, as feridas, as mãos quando não há água por perto ou até dar um ar lavadinho sempre que é preciso.

Gostava de contar o que levo quando vamos acampar com tenda, como organizo as coisas, tudo básico, claro! E vocês? O que acham que falta neste kit de básicos? Têm outras ideias?

quarta-feira, 11 de maio de 2016

O vaidoso!

O sabão-pavão está muito vaidoso!




Um sabão "puro azeite" com óleo essencial de litsea cubeba. Para as cores, usei micas. Deu-me muito gozo fazer este sabão especial, inspirado em pavões, feito para uma ocasião não menos especial!
Disponível aqui. Edição limitadíssima!

Sabão solidário

O sabão feito para o workshop solidário a favor do Tiaguinho, está cortado e a curar. Em breve será vendido. O valor total das vendas é para apoiar o Tiago!

Nos bastidores do atelier...

... Acontecem coisas boas!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Eu tenho dois amores!




O sabão "Puro Azeite" e o shampoo natural com jojoba, ovos (das galinhas da avó!) e mel! São dois amores que não podem faltar lá em casa.






sexta-feira, 6 de maio de 2016

O sabão da mana!

Merecia um post só para ele! A mana fez um sabão natural de azeite e óleo de coco, colorido com argila verde e spirulina, linha do horizonte feita com carvão vegetal e aroma fresco do óleo essencial de menta. Ficou muito giro!

terça-feira, 3 de maio de 2016

Conhece ... a Florbela Graça do “São Sabão”!

Apeteceu-me criar uma secção nova no blog, com entrevistas de pessoas que admiro em várias áreas, por razões diversas, mas que por alguma razão me tocam. Hoje vão conhecer a Florbela Graça. 

Morugem e urtigas frescas, colhidas pela Florbela Graça
Mulher com uma personalidade forte, discurso sereno, bem-humorado e cheio de ensinamentos, um talento enorme para explorar e uma paixão pela partilha, assim é Florbela Graça (Flor), nascida no dia das mentiras, em Sintra. O seu fascínio por ervas e plantas medicinais levou-a ao mundo dos sabões, bálsamos e cremes e hoje, vamos conhece-la um pouco melhor.

Os vários blogues que a Flor tem, deixam transparecer imediatamente a paixão por várias áreas e o seu gosto por escrever e partilhar! O seu trabalho vai muito além da arte de fazer sabão. Foi assim que a conheci, através do blog “São Sabão” e foi assim que começámos a falar. Depois deste blog, muitos outros surgiram, muitas ideias e projectos, mas sempre a mesma paixão, ligada às ervas e plantas, às tradições, ao ciclo feminino, ao que é natural!
Sabão de Karité e Tangerina by Florbela Graça
Criações Caseiras (CC) - O teu trabalho tem muito estudo e pesquisa por trás, mas também muitas experiências. Ligar estes dois mundos, com a parte comercial, não parece nada fácil. Como começaste o teu percurso nesta área?
Poção nº 1 by Florbela Graça
FG - Apesar de me ter começado a interessar por plantas medicinais há algumas décadas, nunca pensei em “seguir” por este caminho…até descobrir a saboaria. Há alguns anos comecei a fazer sabonetes de glicerina, e desde logo me interessou mais a utilização de plantas medicinais nos sabonetes. Em poucas semanas fiz o meu primeiro sabão de azeite, tipo "Castilla"; e deixei os de glicerina. Comecei então a estudar e a fazer experiências com os sabões naturais, a usar as plantas e óleos essenciais. Depois foram algumas experiências com cremes e logo passei para as pomadas medicinais, com uma parceria com um naturopata. A convite, comecei com uns pequenos workshops que depois, à medida que ia pesquisando mais e estudando mais, evoluíram para workshops mais completos, que englobam conhecimentos de saboaria natural, aromaterapia, herbalismo, … mas sim, tudo começou com a saboaria. Só ainda não consegui perceber se sou uma herbalista-saboeira, se uma saboeira-herbalista.
Cera de abelhas by Florbela Graça


CC - Tens diversos blogs. Qual foi o primeiro e como surgiu a ideia?
Florbela Graça (FG) - O primeiro foi o São Sabão. Era um projecto a meias mas talvez o que mais prazer me deu fazer/escrever, quiçá pela “inocência” com que o fiz. Um sentimento que quero resgatar, o prazer da descoberta, junto com o prazer de partilhar algo que nos fascina.

CC - O que mais gostas de fazer nesta área, o que apaixona? Tratar das plantas/ervas, fazer
balsámos, sabões ou ensinar?

FG - Fazer fórmulas! Descobrir/pesquisar as propriedades dos diversos ingredientes e criar as fórmulas novas. Todo o processo de pesquisa, de montar um puzzle seja a partir de uma ideia que surge de repente, seja de um caso específico, de pessoas com determinada questão. E ensinar. Apesar de muitas vezes ficar nervosa e em geral não ser muito dada a convívios, ensinar é me muito grato.
Falar de plantas, sabões, pomadas, tinturas é o que provavelmente faço melhor. Mostrar a outros como se faz, e dessa forma dotá-los de ferramentas e conhecimentos que lhes serão úteis todos os dias, é muito gratificante.

Sabão de Cacau by Florbela Graça
CC - Mãe a tempo inteiro, blogger de vez em quando, administradora do “Saboaria”, fitoterapeuta
(chamo assim?!) de vocação – como é o teu dia-a- dia e como consegues gerir todos estes ofícios?
FG - Não me é fácil. Como sabes não primo pela organização. Sou algo aérea e distraída no dia-a- dia.
Tanto que o bloggar e o escrever ficou um pouco para trás (muito).

CC - Vivemos num mundo onde não é fácil ser-se original, vamos bebendo informação de muitos
sítios. Onde te inspiras? O que ajuda o teu processo criativo?

FG - Onde me inspiro? Suponho que em tudo e em nada…Por vezes a inspiração surge de uma necessidade, de algo que precisa de ser feito, criado (por exemplo um tintura para as gripes, ou um sabão para um fim especifico). Outras de repente, porque estou a pensar, ouvir algo, a ler algo e há um Plim! … e partir dai há um processo de pesquisa e investigação, com alguma intuição à mistura
e experiências. Depende um pouco do que estou a fazer, criar. Por vezes “o criar” é também um processo quase autónomo em que suponho faço uso dos conhecimentos e da intuição. É difícil explicar sem parecer pretensiosa, acho. Escrever também é algo indefinido, talvez seja necessário um método, uma organização que eu não tenho. Escrever as histórias obriga-me a um estado mental que me leva quase fora da realidade e não tem sido compatível ultimamente com as tarefas diárias. Mas preciso encontrar esse espaço, porque a mente está a ficar sobrelotada e a mostrar erros de processamento.
Tintura anti-acne (uso externo) by Florbela Graça
CC - Numa mente criativa como a tua, sei que as ideias proliferam, que projectos tens para o futuro
mais próximo? Podes partilhar algum?

FG - Ui!... Muitas ideias! Por vezes acho que demasiadas. Posso partilhar que tenho algumas ideias ligadas a artesanato, a artes decorativas, Quero recuperar o bloggar, vamos a ver qual (sim eu sei, demasiados… foram fases.), quero escrever. E o resto logo se verá…

CC - Sei que gostas muito de ler, estudar e aprender. O que gostarias de aprender/alcançar nos
próximos anos?

Gostaria de ganhar o euromilhões, ser feliz e recuperar a esperança na humanidade. Brincando,
brincando…

Agora completa as frases:
Quando era criança queria ser… Feliz…
Todos os dias preciso de… Rir…
Sorrio sempre que… me apetece…
Não vivo sem… emoções…
Os ingredientes que mais gosto de usar são... plantas nas suas diversas formas de
apresentação…
O meu sonho é fazer sabão com… magia
Daqui a 5 anos… terei 55 anos… ;) já é altura de ter juízo, não? Errr talvez ainda não…
 
Podes encontrar a Florbela Graça e o seu trabalho aqui:
http://saosabao.blogspot.pt/
http://aboticadacoruja.blogspot.pt/
http://cronicasdesabao.blogspot.pt/
http://acorujadomontesuntria.blogspot.pt/
http://artesdesuntria.blogspot.pt/
http://suntrialquimias.blogspot.pt/  
 
Tenho que fazer um agradecimento especial à Flor, não só por todos os ensinamentos, mas também porque, desde 2011 administra o grupo "Saboaria" comigo, sem ela não seria possível! Porque a admiro muito, fiz questão que fosse a minha primeira entrevistada. Obrigada Flor! 

domingo, 1 de maio de 2016

Workshop solidário - sabão natural

























































Este workshop solidário marcou o regresso dos workshops no Atelier ANIS. Foi especial, por ser um recomeço de um novo ciclo, pela causa e pelas pessoas que aceitaram acompanhar-me - pessoas especiais e de quem gosto! Foi bom, muito bom. Gosto muito de partilhar este "meu" saber. Senti-me em casa. Obrigada a todas! <3 p="">

Tenho que agradecer uma vez mais à Plena Natura, que ofereceu produtos para a fabricação dos sabões à Ervanarea, que contribuiu com ervas, especiarias e flores. 

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dar, de coração!

De há um par de anos para cá que, em conjunto com Saboeiras/os Amigas/os, fazemos questão de, anualmente, organizar e ajudar numa causa solidária, algo que nos toque. Assim, juntas, mobilizamos várias pessoas e conseguimos fazer mais, muito mais do que cada uma por si!

Assim, em 2014, abraçámos a ONG "Filhos do Coração",  uma associação que trabalha arduamente contra a escravatura infantil no Gana. Durante alguns meses foram produzidos 673 sabões naturais, por saboeiras de norte a sul do país, inclusive das Ilhas; em formato de coração ou carimbados com um coração (carimbo oferecido pelo Omar Lopez), para serem vendidos por esta organização a fim de se juntarem fundos para o trabalho magnífico que desenvolvem. 


Sabão solidário feito pela Milay - que fez o workshop Nivel I comigo!
























Nesta edição, estava gravidíssima e ao entrar no atelier começava logo com vómitos e enjoos, pelo que me era impossível conseguir fazer algo e queria mesmo participar. Aqui, tenho que agradecer uma vez mais, a contribuição das minhas queridas amigas saboeiras, que fizeram um lote de sabão em meu nome! Fui à entrega oficial dos sabões. A reportagem da entrega aqui
Algumas saboeiras na entrega oficial!
4 sabões que fiz questão de trazer (de cima para baixo, da esq. para a dta.): argilas (Florbela Graça), amarelo-enxofre (o "meu"), coração de calendulas (Isa - Madeira), chocolate (Milay)

Em 2015, a Isadora deu a ideia de doarmos cabelo, escolhemos a Cabelaço. Enviamos muito cabelo de saboeiras, família e amigas para o Brasil, onde pedem cabelos com 15 cm, pintados ou não. A Cabelaço faz um trabalho lindo, doando perucas a meninas com cancro. 
30 cm depois! Para a ONG Cabelaço.


Este ano, decidimos ajudar o Tiaguinho, filho de um amigo da Dulce. Ao longo de sábado, dia 30 de Abril, vão decorrer em vários pontos do país diversos Workshops solidários (de sabão e não só!), cujas verbas revertem para suportar os tratamentos que o Tiago precisa e além disso, os sabões feitos serão entregues aos pais, para venderem e assim angariarem mais fundos.
Sabão solidário para o Tiaguinho

Portanto Sábado, no atelier da ANIS retomam-se os workshops, que estiveram algum tempo parados. Desta feita, por uma muito boa causa!

Estes workshops solidários são apoiados pela Plena Natura, que ofereceu produtos para a fabricação dos sabões e, no meu caso particular, conto com o apoio da Ervanarea, que contribuiu com ervas, especiarias e flores.  

E parece que temos que ir ao Porto...