domingo, 20 de novembro de 2016

Como descascar uma romã?



Adoro comer romãs e tenho reparado que há muitas pessoas que não sabem como as descascar ou comer. Aprendi a descascar com o meu pai, não bem da maneira que aqui explico, mas de forma muito parecida. Vou descascando e comendo, mas hoje preparei várias para os miúdos comerem à colherada, como eu comia quando era pequenina e a minha avó preparava tacinhas de bagos de romã para as netas polvilhados com açúcar (essa parte hoje salto!).

Então cá vai o passo a passo:
1 - No topo da romã (onde tem a coroa), fazer um corte circular mas pouco profundo ao longo da mesma. Na parte de baixo, cortar o "rabo" da romã completamente (imagem no topo da fotografia).
2 - Voltando ao topo, com a mão, partir a casca da romã do corte até à coroa, deixando a coroa intacta (imagem em baixo, à esquerda).
3 - No sitio onde se vê que existem uniões (membrana) fazer um corte leve apenas na casca, desde o topo até à base (imagem em baixo, ao centro).
4 - Com as mãos, abrir os pedaços de romã, tirar as membranas e retirar os bagos. Comer directamente ou colocar numa taça.

E já está! Fácil, não é? Requer um pouco de paciência, mas vale bem a pena, pois é um fruto muito saboroso e nutritivo. 


Sem comentários: