Mostrar mensagens com a etiqueta Sem Lacticínios. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sem Lacticínios. Mostrar todas as mensagens

domingo, 10 de setembro de 2017

Panquecas de Mirtilos


Adoramos panquecas de mirtilos, mas ainda não tinha inventado nenhuma receita "paleo friendly". Hoje foi o dia! Porque Domingo combina mesmo bem com panquecas.

Tive um ajudante mini, que lhes chamou "panpecas" e não parava de comer a massa crua! Só dizia "hummm maravilhaaaa" e tive que lhe dar outra tarefa, se não, não havia pequeno-almoço para ninguém.
Ficam fofas e muito saborosas. Para quem tem medo de se aventurar nestas coisas do sem glúten e sem estou ou sem aquilo, mas tem curiosidade, acho que se vão surpreender. Cá em casa, ficaram aprovadas!

 Aqui fica a receita, para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
(para 5 pessoas)
5 ovos
2 a 3 colheres de sopa (c.s.) de mel da serra*
1 pitada de flor de sal
3 c.s. de óleo de coco (ou de manteiga)
3/4 cháv. de farinha de amêndoa
1/2 cháv. de polvilho doce
4 c.s de linhaça moída
150g de mirtilos
Para servir: mirtilos frescos, banana da Madeira em fatias e doce de mirtilo selvagem*

Numa taça misturar todos os ingredientes, à excepção dos mirtilos, que só se juntam quando a massa está homogénea. Aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um pouco de óleo de côco e adicionar pequenas porções da massa, em lume médio. Quando a massa ficar com uns buraquinhos, vira-se a panqueca e deixa-se alourar do outro lado.

Para quem gosta de panquecas maiores, deve colocar uma maior porção de massa (como na panqueca teste - ver fotos), quem gosta de mini-panquecas, pode fazer várias panquecas mais pequenas numa frigideira.

Para servir, coloquei mirtilos frescos, fatias de banana da Madeira e reguei as panquecas com doce de mirtilo selvagem.

* O doce de mirtilo selvagem foi feito pelo nosso amigo Zé, que também nos deu o mel que usei nesta receita. Obrigada por nos receberes sempre tão bem!

Para acompanhar esta receita, deixo um documentário sobre uma aldeia mágica, um verdadeiro paraíso na terra, que fica entre as serras que tanto gostamos de visitar, perto de onde veio o mel e o doce de mirtilo selvagem: "Uma montanha do tamanho do Homem". Espero que gostem.

Bom apetite!

domingo, 29 de janeiro de 2017

Pasta de avelãs com cacau


Já tinha feito há uns anos um creme de barrar tipo "Nuttela" que ficou muito saboroso. Desta vez simplifiquei e usei manteiga de avelã já pronta mas sem aditivos e outros ingredientes que tenho sempre. Ficou deliciosa! Vai bem com crepes, panquecas e combina lindamente com morangos! A mistura fica um pouco granulada, por causa das avelãs, mas quem tiver um robot/picadora potente pode triturar mais a mistura. A flor de sal dá-lhe um toque subtil, que faz toda a diferença. É super fácil e rápida de se fazer e é só misturar os ingredientes abaixo.
1/2 chávena manteiga de avelã 1 pitada de flor de sal 1 pitada de canela 4 colheres sopa cacau 1 colher de sopa mel 2 colheres de sopa óleo coco virgem

Experimentem e depois contem o que acharam!

ps - em breve publico a receita dos crepes mais fáceis do mundo, que levam só 3 ingredientes!

domingo, 20 de novembro de 2016

Bolachas de alfarroba e pepitas de chocolate



Ingredientes:
4 colheres de sopa de manteiga de avelã
4 colheres de sopa de mel
3 ovos
1 chávena de flocos de aveia sem gluten "Trinca"
1 chávena de farinha 3 A's biológica: araruta, alfarroba e arroz
1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno
1/2 chávena de farinha de espelta
1 pitada de flor de sal
75g de chocolate 74% cacau partido ou pepitas

Ligar o forno a 180º. 
Numa taça misturar a manteiga de avelã com os ovos e o mel, bater bem para ficar uniforme. Juntar os restantes ingredientes e por último as pepitas de chocolate. 
Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e com a ajuda de duas colheres deitar pequenas porções da massa. Com as costas de colher de sopa molhada, alisar a massa, para fazer as bolachas (se não alisar, fica com ar de biscoitos - também são bons!). Vai ao forno até estar cozido, em ambos os lados. 

Nota: estas bolachas não são muito doces.

Bom apetite! 



segunda-feira, 11 de julho de 2016

Baixinho de amêndoas bom bom!


Ontem estava com apetites de tarte de amêndoa e fui para a cozinha inventar... Bom, não saiu tarte, mas saiu um bolo de amêndoa muito saboroso, sem açúcar, sem lacticínios e sem glúten! Gostei muito do resultado e confesso que se tivesse provado fora de casa, sem ter sido eu a fazer, dificilmente acreditaria que não tinha nenhum dos ingredientes que falei. Não ficou muito doce, mas os morangos compensaram isso tudo! Além disso, é muito rápido e prático de fazer, em pouco mais de 20 minutos está na mesa. 

Então vamos ao que interessa, a receita...

Ingredientes:
4 Tâmaras Medjool 
4 Ovos
2 Colheres de sopa de óleo de Côco
2 Chávenas de farinha de amêndoa
1/2 Chávena de trigo sarraceno
1 Colher de chá de fermento em pó
1/2 Chávena de água
Nota: para que fique mais doce, basta adicionar mais tâmaras medjool, eu diria o dobro.
Numa taça colocar as tâmaras cortadas e os ovos, triturar bem com a ajuda da varinha mágica. Juntar todos os restantes ingredientes e misturar bem. Colocar numa forma forrada com papel vegetal. Vai ao forno, pré-aquecido a 200º, por 20 minutos. 
Servir quente com morangos frescos. 

Bom apetite e parabéns PORTUGAL!
Aprovado pelo bebé-menino!