segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Crackers de Alho e Oregãos



Receita rápida e saborosa para quem gosta de bolachas de água e sal estaladiças. Esta receita, inventada por mim, tem um aroma especial do alho e dos oregãos. Pode-se fazer a mesma receita sem estes dois ingredientes, para acompanhar com compotas. Em alternativa às bolachas, podem fazer grissini com a mesma massa, que são um delicicioso acompanhamento de saladas ou para "dipar" em molhos. As bolachas ficam saborosas, finas e estaladiças e os palitos são também crocantes. Esta receita dá cerca de 100 bolachas e 14 palitos tipo "grissini". Cada bolacha pesa em entre 3 e 5 gramas e os palitos entre 10 a 15 gramas.

Ingredientes:
220 g farinha de trigo
220 g farinha integral de trigo
1 colher de sobremesa de sal fino
1 colher de sobremesa de alho seco em pó
1 colher de sobremesa de oregãos
250 ml de água
70 ml de azeite

1. Misturar todos os ingredientes sólidos e depois os líquidos numa tigela com uma colher de pau. Depois começar a trabalhar a massa à mão até ficar homogénea.
2. Polvilhar a bancada de trabalho (de preferência de madeira) com farinha, separar a massa em quatro partes iguais e começar a abrir com o rolo até a massa não encolher e ficar bem fina.
3. Depois cortam-se as bolachas em quadrados com um rolo "corta pizza" ou com um raspador de massa de inox, pode também usar-se formas "corta-bolachas" com diversos formatos.
4. Colocam-se as bolachas num tabuleiro de ir ao forno, sobre papel de pasteleiro ou folha de silicone. Picam-se as bolachas com um palito e vão ao forno por 10 minutos a 200 graus.
5. Para fazer os palitos tipo "Grissini": utilizam-se as sobras de massa das bolachas que foram cortadas, voltar a amassar bem para ligar e esticar com o rolo novamente, deixando a massa um pouco mais grossa. Cortar palitos de 1,5 cm, enrolar os palitos e colocar no tabuleiro para cozer no forno.
6. Depois de cozidas as bolachas e os grissini, arrefecem na rede metálica, depois de frios guarda-se tudo numa caixa metálica bem fechada para se manterem estaladiços.

Bom apetite!

3 comentários:

Inês Pinto disse...

Muito bons! Finalmente aventurei-me a fazê-los :) Adicionei farinha de milho (em substituição da farinha de trigo integral). Para a próxima vou substituir os oregãos por tomilho e por manjericão. Bjs e obg

Ana C. disse...

Olá Inês!
Com farinha de milho ainda ficam mais estaladiços :)
Adoro tomilho e mangericão... na cozinha não há limites para a imaginação, não é?
Beijo, Ana C.

Carla disse...

Paleo com farinha de trigo??