sábado, 7 de agosto de 2010

Iogurtes naturais caseiros – Experiências


Comecei a fazer iogurtes em casa e resolvi experimentar os três métodos que encontrei na Internet (só conhecia o da iogurteira), mas também se pode fazer no forno do fogão e numa panela de pressão, então o balanço das experiências é este:

Iogurteira - Não correu bem! Além da máquina ter muitos muitos anos, de indiana, deve estar pifada, pois aquilo aqueceu demais! Resultado, os iogurtes ficaram “talhados” e com muito soro, mas comeram-se! Notei logo uma diferença substancial para os iogurtes de compra, estes são muito mais saborosos.

Forno – Também não correu bem! Fiz como explicam aqui, mas o meu forno é a gás e não consigo manter uma temperatura muito baixa, além de que não achei prático andar a acender o forno de vez em quando. Não ficaram muito espessos e cremosos como esperava, mas também se comeram!

Panela de pressão – Uau, ficaram uma delícia! Fiz algumas pesquisas e experimentei primeiro deixando água no fundo da panela como explicam em alguns sites e depois também sem água. Correu melhor sem água. Fiquei fã deste método, pois saíram sempre bem, é mais barato que qualquer um dos outros métodos, pois só é preciso aquecer um pouco de água para aquecer a panela e assim não se gasta tanta energia (a iogurteira tem que ficar ligada 10 horas). Claro que estes se comeram e depois do sucesso, passei também a fazer iogurtes naturais com compotas caseiras.

Estes iogurtes além de serem muito mais baratos que os de compra (mesmo aqueles muito baratinhos), são mais saborosos, mais frescos, mais naturais porque não têm conservantes e também mais ecológicos, pois não deitamos embalagens para a reciclagem - e eram muitas todas as semanas!

Além do mais não dá assim tanto trabalho a fazer. Vale a pena!

2 comentários:

Filhos da Terra disse...

Aqui em casa, no tempo quente (como agora, que apesar de estarmos em Outubro faz um enorme calor), fazemos iogurte sem gastar energia. Descobrimos que basta colocar um iogurte num frasco grande, adicionar leite, mexer, e normalmente, ao fim do dia o iogurte está feito! Quando está muito calor, até se obtém iogurte 2 vezes por dia. Não é preciso fazer nada, só esperar! quanto mais tempo ficar, mais sólido fica. Se for posto ao sol, acelera o processo, e obtém-se um iogurte mais sólido. Depois é só guardar um bocadinho de iogurte no fundo do frasco, e adicionar mais leite!

Can disse...

Olá
Aqui fica uma receita super pratica:

http://aminhaliberdade.blogspot.pt/2007/07/iogurte-caseiro_2860.html