sábado, 22 de novembro de 2008

Pão Caseiro – Parte I



Sempre gostei de fazer pão em casa, talvez porque as minhas avós o faziam no seu dia-a-dia e uma delas até há bem pouco tempo, cozendo o pão em forno a lenha… que delícia! Ultimamente tinha deixado de o fazer, mas algumas amigas e familiares fazem-no e fiquei “espicaçada” e cheia de vontade de amassar, andava ansiosa por experimentar uma receita que uma amiga me deu (que afinal eu já tinha num livro) – a receita de pães de forma Grant – uma receita britânica, publicada nos anos 40, criada por Doris Grant (Manual Enciclopédico do Pão Caseiro, Christine Ingram/Jennie Shapter). Espero “espicaçar” algumas amigas que sei que gostavam de experimentar!

Então, em vez de fazer essa tal receita, inventei uma que é inspirada na da Mrs. Grant , a que chamei receita de pão “criações caseiras” e que vão conhecer brevemente num post com a receita passo-a-passo e foto reportagem. É uma receita prática, fácil e rápida de fazer, pois o pão não necessita de ser amassado, mistura-se em apenas dois minutos e só tem um tempo de repouso para a massa levedar, que é feito já na forma onde o pão irá cozer, tornando o processo ainda mais rápido. Isto deve-se ao facto de não se usar fermento fresco (“de padeiro”) em que é necessário uma primeira levedação.

Pode utilizar-se diversas farinhas (com glúten) nesta receita. Os pães da fotografia foram feitos com metade de farinha de espelta (espécie de trigo muito antiga) e o resto de farinha de trigo integral.

Eu opto por cozer semanalmente, corto logo o pão às fatias, congelo-o e todos os dias temos pão fresco na mesa, com a vantagem de que é muito mais económico e feito por nós tem outro sabor!

Sem comentários: