segunda-feira, 18 de abril de 2016

Nos bastidores dos sabonetes naturais...

Um dos sabões naturais que mais gosto de fazer, e de usar, é o sabonete puro azeite! Um sabonete 100% azeite extra virgem, sem óleos essenciais, mas que leva azeite macerado com uma selecção de plantas óptimas para peles sensíveis: lavanda, calendula e camomila. Como tal, tem um aroma muito suave. Escolho sempre azeite português, extraído a frio.

Como se sabe, o sabonete de azeite é um sabão atípico, faz uma espuma miudinha, bastante cremosa e é daqueles que se ama ou se odeia. Costumo dizer que é quase como tomar banho com um creme. É ideal para bebés, pessoas com peles sensíveis, peles secas ou como sabonete íntimo, já que o seu índice de limpeza é baixo.

Foi o primeiro sabão que fiz, por ter poucos ingredientes e parecer fácil, por carregar em si muita história, pois faz parte da evolução da saboaria nacional e também por ser o indicado para bebés. Pouco alterei a fórmula inicial.

Além de gostar o fazer, também gosto muito de cortar cada barra em pedaços grandes, aparar e carimbar cada um. Depois ficam a curar, em tabuleiros, a secar e vão ficando muito duros e mais claros com o passar do tempo.

É uma delícia depois poder usar e sentir como a pele fica mais suave e macia!

Sabonete Puro Azeite
Atelier
Embrulhos & presentes
Baby stuff!

Sem comentários: