sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Soja à bolonhesa



Acho que esta foi a primeira receita “a sério” que cozinhei, devia ter uns 12 ou 13 anos, na altura não conhecia a soja e fiz com a tradicional carne de vaca picada. Ainda só tinha feito bolos com a ajuda da minha mãe e da mana. Lembro-me que ficava fixada à Tv cada vez que aparecia a rubrica da culinária ou algum programa sobre cozinha, depois acabava por anotar as receitas que me agradavam mais… e assim comecei as minhas experiências…


O truque de cozinhar soja para ficar saborosa é, em primeiro lugar e como em tudo, a qualidade e frescura dos ingredientes e depois os temperos que se usam, pois se a soja não for bem condimentada, não tem piléria nenhuma.


Ingredientes

1 cebola

4 dentes de alho

4 a 6 tomates maduros ou uma lata de tomate

1 pacote de polpa de tomate

1/3 de embalagem de soja granulado

1 molho de mangericão

1 molhinho de coentros

1 folha de louro

Noz moscada

Oregãos

Azeite, sal e pimenta q.b


Primeiro demolha-se a soja para hidratar, em água fria por 30 minutos. Se não houver tempo, basta colocar em água a ferver, enquanto se trata do resto, fica pronta.


Pica-se a cebola e o alho, que alouram em lume brando com um pouco de azeite. Junta-se o tomate picado (se for de lata esmaga-se com as mãos) e a polpa de tomate. Escorre-se a soja coma ajuda de um passador e coloca-se no tacho. Agora, juntam-se todos os temperos excepto o mangericão e os coentros picados. Depois de levantar fervura, cozinha por 10 minutos, em lume brando. No final juntam-se os cheiros frescos.


Serve-se de imediato, polvilhado com parmesão ralado.



Nota:

Costumo fazer uma boa dose desta receita, assim consigo aproveitar o tempo para fazer outras coisas que gosto. Esta receita é a base de muitos outros pratos: lasanha de soja, canelones, esparguete à bolonhesa, legumes recheados (beringela, courgete, tomate, pimentos).

Também se pode congelar em doses individuais ou familiares.

Às vezes faço variações à receita original e para fazer um molho mais rico junto cenouras, pimento e courgete à cebola, ao alho e ao tomate e depois trituro tudo.

Também com carne picada ou com mistura de carne e soja.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Barra de cereais


Estas barras de cereais dão snacks práticos, saudáveis, além de serem muito saborosas. São muito rápidas de fazer, já que não vão ao forno. Conservam-se no frigorífico.

100g de nozes

100g de flocos de aveia integral

10 figos secos

1 colher de sopa de sementes de girassol

3 colheres de sopa de sementes de sésamo

50g de coco ralado

2 laranjas (sumo)

1 colher de sopa de mel


Trituram-se as nozes, os flocos de aveia, os figos e as sementes de girassol. Misturam-se todos os ingredientes secos e junta-se o mel e o sumo de duas laranjas, mexe-se bem para ficar uma massa homogénea.

Forra-se um tabuleiro quadrado com papel vegetal. Coloca-se a massa, espalha-se e calca-se bem para unir. Forra-se com outra folha de papel vegetal. Se for possível alisa-se com o rolo da massa.

Coloca-se uma hora no frigorífico para endurecer e depois corta-se aos rectângulos.

Deu 16 barras de 30 a 35g.


Nota: Pode-se substituir as nozes por amêndoas e os figos por passas ou ameixas ou damascos secos.

Bom apetite!


Lasanha de soja à bolonhesa com banana


Ingredientes

1 pacote de massa fresca para lasanha ou placas de massa fresca

Bolonhesa de soja

Molho bechamel

2 bananas da Madeira

Queijo mozzarela

Queijo parmesão


Normalmente faço a bolonhesa de soja num dia e depois, no dia que faço a lasanha é só montar, perde-se menos tempo. Fazem-se camadas, pela seguinte ordem:

1.º Colocam-se folhas de massa (normalmente 2) a cobrir o fundo de um tabuleiro próprio para ir ao forno.

2º Espalha-se uma camada d soja á bolonhesa,

3º Coloca-se a banana às rodelas,

4ª Polvilha-se com queijo mozzarela,


Repete-se até acabar a massa, reservando um pouco de queijo.


Por último, coloca-se o molho branco a cobrir bem a massa, para esta ficar bem cozida. Se sobrarem bananas, coloca-se por cima e depois polvilha-se com o resto do queijo mozzarela e também com parmesão ralado.

Cozinha, em forno pré-aquecido, a 200º por 30 minutos. Para verificar se está cozido, basta picar com o garfo. Gratina-se por cima.


Notas:

Em breve coloco a receita com passo-a-passo de como fazer massa fresca em casa (placas para lasanha, raviolis, esparguete, fettuccini, etc.) e também como fazer molho bechamel com leite de vaca ou com bebidas vegetais (arroz, aveia, soja,…)


Bom apetite!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Scrubs naturais... o equilíbrio: Doce e salgado


No Natal fiz um esfoliante “3 açúcares” para oferecer a duas mulheres muito especiais, pus nuns frascos bonitos, com uma etiqueta a combinar, que desenhei.


Nas minhas pesquisas habituais "pré-produção" encontrei muitas receitas interessantes, como a que está em baixo (sal), mas arrisquei criar uma minha, aqui vai:


Scrub “3 açúcares”

½ chávena de açúcar mascavado

½ chávena de açúcar amarelo

1 chávena de açúcar branco

1 chávena de azeite

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

4 gotas de óleo essencial de ylang-ylang

4 gotas de óleo essencial de lavanda

5 perpétuas roxas

1 mão cheia de lavanda seca


Scrub “Sal”

2 taças de sal

½ taça de óleo de amêndoas doces

½ taça de azeite

5 gotas de óleo essencial

2 gotas de corante alimentar (opcional)

2 c. sopa de lavanda seca

Nota: esta receita ainda não foi testada!


Para já amiga MR, serve... certo?

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A propósito de receitas...





Tenho tantas, tantas, mas tantas fotografias de receitas apetitosas e tão pouco tempo para publicar tudo o que gostaria, que decidi mudar de estratégia... Vou passar a publicar as fotografias dos pratos (que são o meu auxiliar de memória, para quando quero repetir um prato que gostámos) e se por acaso alguém quiser a receita, é só pedir, que eu publico.

Tenho o hábito de fazer tudo "a olho", aproveitando o que há na despensa e no frigorífico, mas sempre que uma receita nova (ou velha) sai bem, anoto-a e venho publicá-la no blog, para poder repetir e não ter que perder muito tempo a pensar o que levou...

Aqui fica a primeira... Arroz de Pato e no final, flor de chá.

Bom apetite!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Olha... Um texugo com pêlo!


O garruço foi feito do crochet ha dois anos. Tinha um resto desta lã perdido no cesto das lãs, então fiz uma gola... é a minha primeira peça em tricot! Obrigado amiga N. pelas tuas aulas.
Não passo frio quando passeio este texugo com pêlo!