Acho que esta foi a primeira receita “a sério” que cozinhei, devia ter uns 12 ou 13 anos, na altura não conhecia a soja e fiz com a tradicional carne de vaca picada. Ainda só tinha feito bolos com
O truque de cozinhar soja para ficar saborosa é, em primeiro lugar e como em tudo, a qualidade e frescura dos ingredientes e depois os temperos que se usam, pois se a soja não for bem condimentada, não tem piléria nenhuma.
Ingredientes
1 cebola
4 dentes de alho
1 pacote de polpa de tomate
1/3 de embalagem de soja granulado
1 molho de mangericão
1 molhinho de coentros
1 folha de louro
Noz moscada
Oregãos
Azeite, sal e pimenta q.b
Primeiro demolha-se a soja para hidratar, em água fria por 30 minutos. Se não houver tempo, basta colocar em água a ferver, enquanto se trata do resto, fica pronta.
Pica-se a cebola e o alho, que alouram em lume brando com um pouco de azeite. Junta-se o tomate picado (se for de lata esmaga-se com as mãos) e a polpa de tomate. Escorre-se a soja coma ajuda de um passador e coloca-se no tacho. Agora, juntam-se todos os temperos excepto o mangericão e os coentros picados. Depois de levantar fervura, cozinha por 10 minutos, em lume brando. No final juntam-se os cheiros frescos.
Serve-se de imediato, polvilhado com parmesão ralado.
Nota:
Costumo fazer uma boa dose desta receita, assim consigo aproveitar o tempo para fazer outras coisas que gosto. Esta receita é a base de muitos outros pratos: lasanha de soja, canelones, esparguete à bolonhesa, legumes recheados (beringela, courgete, tomate, pimentos).
Também se pode congelar em doses individuais ou familiares.
Às vezes faço variações à receita original e para fazer um molho mais rico junto cenouras, pimento e courgete à cebola, ao alho e ao tomate e depois trituro tudo.
Também com carne picada ou com mistura de carne e soja.
Sem comentários:
Enviar um comentário