segunda-feira, 19 de julho de 2010

Shampoo/gel para bebé


Este shampoo pode ser utilizado para lavar o cabelo e o corpo do bebé. Depois de frio, fica com uma consistência viscosa e têm um cheirinho muito agradável. Não faz tanta espuma como os shampoos comercializados pois não contém detergente, nem outros ingredientes que não são tão saudáveis para a pele do bebé.
Ingredientes: 6 chávenas de água destilada
1 chávena de sabonete natural de azeite ralado ou em flocos
4 gotas de óleo essencial com cheiro suave (lavanda, rosa ou laranja)
Proporções: 6 partes de água, 1 parte de sabonete natural e algumas gotas de óleo essencial.
Levar a água destilada a ferver ao lume. Apagar e deixar arrefecer por 8 minutos. Depois juntar o sabonete ralado e misturar bem até ficar dissolvido, a mistura nesta fase encontra-se líquida e transparente. Por último, adiciona-se o óleo essencial e mistura-se bem. Deixa-se arrefecer um pouco e enchem-se os recipientes a usar, com a ajuda de um funil.

6 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de poder experimentar, mas não sei onde adquirir estes produtos para a composição. Obrigada

Ana C. disse...

Olá Rita,
A água destilada compra-se em qualquer supermercado. O sabonete natural de azeite e os óleos essenciais adquirem-se em ervanárias ou lojas de produtos naturais. Quanto ao sabonete o ideal é comprar sem cheiro, pois vais adicionar o óleo essencial. Se não encontrares sem cheiro, cheira-o para ver se não é forte demais para o bebé, os de lavanda são bons. Neste caso, só tens que cortar na quantidade de gotas de óleo que colocas.
Depois conta como correu, ok?
Beijo, Ana C.

Elisabete disse...

Olá! Acabei de sugerir um site que agora verifiquei que já adicionou! ... Eu fiquei fã das suas receitas e vou expeimentá-las! Depois passo por cá, para contar a aventura!
Elisabete

Ana C. disse...

Olá Elisabete, podemos-nos tratar por tu?
Obrigado! Depois conta como correu.
Esse blog é muito bom, é de uma querida amiga.
Vi o teu. Gostei!
Beijo, Ana C.

Filhos da Terra disse...

Continuo encantada com os teus posts!
Aproveito para deixar uma sugestão, pois eu faço sabões artesanais usando sempre azeite extra virgem como base, visitem o meu blog www.sabaofilhosdaterra.blogspot.com, geralmente os sabões que vendo para mamãs conscientes são os de azeite caseiro ou de calêndula, muito suave e perfeito para as peles mais sensíveis.
Uma das razões pelas quais começámos a fazer sabão artesanal foi precisamente por ganharmos consciência dos produtos nocivos (normalmente com efeitos de alterações hormonais, cancerígenos, causadores de problemas de pele) presentes na maioria dos produtos no mercado, incluindo alguns vendidos como super naturais.
É mesmo muito importante espalhar esta consciência e encontrar alternativas! Estás de parabéns! :)
Denise

Filhos da Terra disse...

Andava eu a visitar o teu blog, quando vejo este meu comentário, valha-me Deus, mil desculpas! Nesta altura eu tinha começado a ver o teu blog e nem tinha visto ainda os teus posts sobre sabão, por isso nem percebi que o fazias!agora senti-me mesmo tola... ;D sorry! beijinho*