segunda-feira, 19 de julho de 2010

Limpar o rabo do bebé

Geralmente apenas uso água para limpar, mas para aqueles cocós mais difíceis uso a receita abaixo. A solução é aplicada em toalhetes de tecido, algodão ou papel e usa-se em substituição dos toalhetes de compra para bebés, que são caríssimos e nada saudáveis. O que é muito mais barato, ecológico e natural.

Utilizo frascos com dispensador em spray, pois são mais práticos de usar, mesmo para quando se sai à rua, basta ter mais um frasco e aplicar em discos de algodão.
A segunda receita ainda não experimentei, pois a solução de limpeza é muito prática de preparar e de usar. De qualquer modo, é uma receita interessante, que substitui os toalhetes comercializados para limpar o rabo do bebé.

Solução para limpeza do rabo do bebé
Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite ou de óleo de amêndoas doces
1 colher de sopa de shampoo para bebé
2 gotas de tea tree oil
2 gotas de óleo essencial de lavanda (calmante e hidratante)
1 chávena de água
Misturar bem os ingredientes e colocar no frasco a usar, com a ajuda de um funil.

Toalhetes de limpeza caseiros
Ingredientes:
½ rolo de papel de cozinha (cortar o rolo ao meio)
¼ de chávena de shampoo de bebé
¼ de chávena de óleo de amêndoas doces
2 chávenas de água morna 1 caixa de plástico onde caiba o rolo
Gotas de óleo essencial

Cortar o rolo ao meio e tirar o cartão do centro. Misturar todos os ingredientes numa caixa que feche bem, colocar o rolo deitado na caixa. Tapar a caixa e virar. Para usar, basta ir puxando o papel do centro.

7 comentários:

Unknown disse...

Excelentes ideias como sempre. Ontem recebi uns pacotes de fraldas amigas do ambiente (de lavar portanto) e uma série de mini toalhetes de algodão para limpar o bébé. São produtos no fundo biológicos que apesar de dizerem que não são práticos continuo a dizer que são do best e vão fazer um jeitão...assim como estamos a contribuir para menor poluição. Obrigado Ana uma vez mais pelos post.

Patricia S disse...

Aqui em casa utilizamos os paninhos de algodão do Ikea (que estão na foto) molhados em água - mesmo fora de casa temos sempre água na garrafa para beber e para isto! A seguir, passamos o óleo que serve para todos os momentos - azeite e óleo de sésamo biológicos (50% cada). Serve para a seguir à fralda, para a massagem, para o banho, para a reflexologia, etc.
Gostei das sugestões, vou experimentar.

Cristina Gomes disse...

Gostei imenso das ideias! E desculpa a minha ignorancia... mas podes dizer-me onde se arranjam esses frasquinhos com dispensador?
Muito obrigada!

(e se não for abusar... será que me podes responder para o email? cristinacgomes@gmail.com Muito obrigada!!)

utupiar disse...

olá! diz-me só uma coisa, quanto tempo duram essas soluções que dizes? é que uma vez fiz uma do género(era outra receita por isso esta pode ser diferente neste aspecto) e depois descobri que aquilo só durava uma semana sem estar no frigorífico (e para mim n era pratico isso) e mesmo acho que fora do frigorífico n durava quase nada! beijinhos e belo blog q tens aqui ;)

Ana C. disse...

Olá a todas!

@ Rita - muito bem!

@ Patrícia - estes paninhos são óptimos e nada como usar água!

@ Cristina, respondi-te por e-mail há uns tempos, não foi?

@ Utopiar - obrigado! Pois, bela pergunta, mas confesso que não sei... também nunca deixei estragar nenhuma e cheguei a usar fora de casa, numa mochila que apanhou sol/calor, também nunca pus no frigorífico - mas arrisco dizer que durou meses. Sei que este tipo de produtos não têm a mesma duração que os comerciais, mas além de se prepararem num instante são muito mais saudáveis e não têm conservantes... é uma questão de se testar e quando cheirar mal, deita-se fora! O que ajuda a aumentar a durabilidade dos mesmos é fazer com água destilada e o óleo de tea tree também serve de conservante pois é anti-bacteriano, anti-fúngico.
Beijo, Ana C.

juanitarebelo disse...

Viva Ana,
Onde se arranjam esses frasquinhos com dispensador?
Obrigada,
Joana

Ana C. disse...

Joana,
Compro na New Directions.
Beijo, Ana C.