terça-feira, 13 de julho de 2010

Almôndegas de seitan e aveia com molho de tomate





Para as almôndegas:
250g seitan
1 chávena de flocos de aveia integral
1 ovo
½ chávena de pão ralado
½ pacote de natas de soja
Molho de soja q.b.
Pimenta preta q.b.

Para o molho de tomate:
1 cebola picada
3 dentes de alho de alho
Azeite q.b.
6 tomates maduros
4 colheres de sopa de polpa de tomate
½ pacote de natas de soja
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de orégãos

Começa-se por fazer o molho de tomate. Num tacho coloca-se ao lume a cebola e o alho com um pouco de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, juntam-se os tomates que foram previamente cortados em cubos, as natas de soja e a polpa de tomate. Colocam-se os temperos e depois de levantar fervura, baixa-se o lume e deixa-se cozinhar por 10 minutos. No final tritura-se com a varinha mágica. Enquanto o molho está a estufar, podem-se preparar as almôndegas.

Numa tigela esfarelar o seitan e misturar com os restantes ingredientes até obter uma massa com consistência homogénea, que permita fazer bolinhas. Moldam-se as bolinhas e depois do molho triturado, colocam-se as almôndegas na panela para cozinharem por 10 minutos.

As almôndegas ficam mais inchadas e com uma consistência fofa. São tão boas que por pouco não sobrava nenhuma para a fotografia. Acompanha bem com arroz integral e uma salada.

Bom apetite!

1 comentário:

Dora Garcia disse...

Caríssima,

Adorei a sua receita, ficou muito bom e reproduzi-a com o meu toque. Tomei a liberdade de colocar no meu blog a minha versão.
Obrigado
Dora