terça-feira, 15 de junho de 2010

Oobleck – “Oo” quê? ... A brincar aos fluidos não Newtonianos




Encontramos uma brincadeira divertida para um dia em que não apeteceu ir para a rua brincar. É económica, educativa, ecológica, não tóxica e reutilizável… ainda por cima divertidíssima… há lá coisa melhor!

O Oobleck* ou ranhoca verde como lhe chamámos é uma “massa” líquida que pode ser feita por qualquer pessoa em casa, basta misturar lentamente duas partes de amido de milho (Maisena), uma parte de água e umas gotas de corante alimentar para acrescentar cor (é opcional, mas fica mais divertido), depois da mistura feita, testa-se a sua consistência e se necessário acrescenta-se mais amido. Esta substância com aspecto líquido quando é manipulada adquire propriedades de um sólido, por exemplo é possível andar em cima piscina cheia de Oobleck sem “cair” lá dentro! Há imensos vídeos no youtube com este fenómeno.

O divertido é explorar esta massa com as mãos, por isso é melhor forrar a mesa com jornais e por um avental, depois é só brincar e explorar: se mexermos no líquido lentamente ele flui, as mãos afundam-se, se levantamos a mão de repente vem a tigela atrás! Pode-se dar um murro neste líquido que além de não salpicar, parece que estamos a bater numa pedra. Pode-se também fazer bolas apertando a massa nas mãos e fazendo-a rolar, ao parar o movimento, a bola rija transforma-se em líquido – incrível!

Foi uma tarde de riso, muitos “uaus” e olhos esbugalhados. No final, arrumámos num frasco na despensa e fica arrumado para quando apetecer brincar de novo. Experimentem! É diversão garantida. Ah… depois contem como foi.

* O termo Oobleck foi inventado pelo autor de literatura infantil Dr. Seuss no seu livro "Bartholomew and the Oobleck" . No livro o Oobleck é uma chuva cor-de-rosa e vermelha invocada pelo rei que se aborrece com a chuva e a neve normais. O Oobleck revela-se uma substância bastante chata que se pega a todas as superfícies do reino tornando a vida muito díficil aos habitantes. Este termo generalizou-se e actualmente descreve um conjunto de fluídos não Newtonianos com propriedades dilatantes. Um fluído não newtoniano caracteriza-se por ter uma viscosidade que é função da sua deformação. No caso dos dilatantes a viscosidade aumenta quando o fluído sofre acção mecânica sendo o fenómeno reversível.

Sem comentários: