terça-feira, 25 de setembro de 2012

Presentes e trocas - parte II



Recebi da Isa da Ilha da Madeira as calêndulas secas que se vêem na foto de cima (já aqui falei delas), são maravilhosas! Em breve mostro o que fiz com elas - surpresa! Enviou-me também dois lindos sabonetes naturais da sua produção.
Da Helena recebi dois sabonetes um de chocolate (yami!) feito com a Manuela e o outro - a sua especialidade, para lavar a louça e roupas, que foi feito para reciclar óleo de cozinha usado.
Na última foto, os sabonetes que recebi ainda das "trocas" de sabonetes que correram a Europa, da Vânia que está na Irlanda.
Delícia, não é?

Pinta aí uma lagarta filho...

E sai isto!? o_0
Uau!

De volta ao atelier!



É bom estar de volta...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Filetes com banana e bacon e legumes gratinados






Ingredientes (4 pessoas):
2 alhos franceses
2 courgetes
4 cenouras
500g de filetes de peixe espada
1 e 1/2 banana da Madeira
10 fatias de bacon
Queijo ralado (opcional)
Palitos
Azeite
Natas
Sal q.b.
Óregãos

Aqui fica uma receita deliciosa, diferente e fácil de preparar.
Usei filetes de peixe espada, que adorei.
Na "cama" dos rolinhos pus alho francês cortado às rodelas, courgetes e cenouras raladas, temperei com azeite, sal e oregãos, coloquei no forno enquanto preparava os rolinhos. Depois reguei os legumes com natas, dispus os rolinhos de filetes em cima e polvilhei com queijo ralado (é opcional) - 15 minutos no forno a 200º et voilá!
Está pronto a servir.
Bom apetite!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sabão natural é mesmo seguro?

(sabonete puro de azeite curado – cold process)

Um sabão (ou sabonete - sabão pequeno e perfumado para usar no banho) natural, feito com azeite e gorduras vegetais de qualidade é dos produtos mais seguros que existem para lavar, cuidar e nutrir a pele humana. Não contém químicos prejudiciais para a pele e para o meio ambiente, nem conservantes e são biodegradáveis. Além do mais, não são agressivos para a pele, deixando-a muito sedosa e equilibrada. São tão seguros, que são recomendados para a pele dos bebés (ex. sabonete de azeite, como o da fotografia) e para pessoas com problemas de pele e/ou peles sensíveis.

Quando falo que para fazer sabões naturais se utiliza soda caustica (hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio), a reacção mais comum é a de pura desconfiança e um olhar de pânico. Como pode ser um produto seguro, se é feito com algo que é conhecido por ser altamente corrosivo e que causa queimaduras graves? Mas a verdade crua e dura é que sem soda caústica não existe sabão, mas é também verdade que num sabão pronto, bem formulado e devidamente curado, existe 0% de soda caústica. Refiro-me a sabões para a pele e não sabões de lavagens para a roupa e louça.

Quem faz sabão natural, sabe que uma das partes mais importantes de todo o processo é respeitar procedimentos, métodos de trabalho seguros e nunca facilitar, respeitar o tempo de cura e usar/criar formulas equilibradas. As receitas são formuladas ao mínimo pormenor, para serem balanceadas, equilibradas e terem o poder de lavagem, condicionamento e espuma que queremos que aquela barra particular  tenha. Todos os ingredientes sejam líquidos ou sólidos são pesados em gramas, numa balança digital… é deste tipo de detalhe que falo!

Então como se faz sabão? O que é sabão?
Sabão é um sal (definição química), é um produto transformado, que resulta de um processo químico chamado de saponificação. O sabão resulta da junção de um ácido gordo (o azeite e outros óleos e manteigas) a uma base (hidróxido de sódio – soda caustica ou de potássio), a água (ou outro líquido) é o veículo usado para diluir a soda caustica. No final deste processo, temos um produto totalmente novo - o sabão! Este novo produto, depois de curado contém quimicamente 1 molécula de glicerina e 3 moléculas de sabão, e portanto zero partes de hidróxido de sódio, que entretanto foi neutralizado no processo - acho isto fenomenal!

O problema dos sabonetes de compra é que têm uma série de produtos/químicos que são prejudiciais para a pele e na verdade deveriam até chamar-se de detergentes para a pele…soa mal, eu sei! Mas a sua maioria já nem contém sabão…Há ainda aqueles que na embalagem indicam "natural" e "biológico" e quando se lê a legenda, até arrepia!

Faço os meus sabões pelo processo a frio, daí que necessitam de uma cura mínima de 4 semanas. São entregues somente após a cura e testados antes de chegarem às mãos de quem vai usar (não em animais!). Também não utilizo conservantes que não sejam naturais, nem corantes químicos e somente coloco aditivos naturais e óleos essenciais (não uso fragrâncias sintéticas), de preferência com qualidades terapêuticas, para incrementar as propriedades dos sabões.

Portanto, estes sabões são um produto natural e biodegradável e não contêm químicos prejudiciais para a saúde, nem para o meio ambiente. 
Sim, o sabão natural é seguro! Se foi utilizada uma fórmula equilibrada e se o sabão curou pelo tempo certo...

Aqui, podem ler mais sobre a história dos sabões, é uma delícia!

12 Coisas para fazer em casa e deixar de comprar - da cozinha!



Há mais de um ano que faço uma alimentação paleolítica e tento ter um estilo de vida o mais natural possível. Cortei totalmente com os alimentos processados, não que abusasse, pois há muito que fazia em casa muitas coisas que a maioria das pessoas compram feitas. Por isso, apesar de ter deixado totalmente de consumir a maior parte destes alimentos, surgiu a ideia de partilhar uma selecção de 12 coisas que se podem fazer em casa e deixar de comprar.

Porquê? Porque é muito mais saudável, barato e ecológico do que comprar. Não têm conservantes, corantes e outros “antes” muito preocupantes para a nossa saúde e para a vitalidade do planeta. Além do mais, é muito fácil e prático… como sempre! Mesmo que não se siga uma alimentação “paleo” aconselho sempre a compra de ingredientes naturais, frescos, locais e biológicos.

Então, a minha lista de 12 coisas para fazer em casa e deixar de comprar é:
(clicar nos items abaixo)
- Pão
- Queijo fresco e requeijão*
- Pasta (massa fresca)*
- Pizza*

Este post foi inspirado num semelhante do blog Nourished Kitchen, com ideias muito interessantes aqui. Começou com 7 coisas... acabou em 12!

* Os últimos quatro tópicos ainda não estão publicados no blog, tenho reportagem fotográfica pronta a publicar... Em breve deixo as receitas e dicas para as poderem fazer tudo em casa!

Espero contagiar mais pessoas a fazer "caseiro"! Contem-me como correu, ok?


Da minha cozinha com amor, bom apetite!

Love, love, love...


Fui almoçar com o Elvis...



E gostei! Faltou mesmo foi dançar...

Setembro | Workshop de Sabonetes Naturais!

(clica na imagem para aumentar)

Sabonetes do workshop


Aqui ficam as fotografias dos sabonetes feitos por algumas das formandas no workshop de Sabonetes Naturais de Agosto. São da Filipa, da Rita e da Vera. Não ficaram lindos?
Ficaram entusiasmadas e quase todas já fizeram sabonetes a solo... Yupiii!
Uma vez mais agradeço a participação de todas, foi um grupo muito giro de mulheres curiosas, quase todas  engenheiras, mas tivemos também uma escultora. Foi muito bom!
Ah... as pétalas laranja que se vêem nas fotografias, vieram da Madeira e foram-me oferecidas pela Isa (obrigado!), semeadas, tratadas colhidas e secas pelas suas mãos. Têm um laranja inconfundível e foram um dos aditivos predilectos das participantes do workshop.

Tão ba-la-lão





Degrau a degrau


Nossa maior glória não é nunca haver caído, e sim ter levantado depois de cada queda. (Confúcio)

Do coração...

“Cometem-se muito mais traições por fraqueza do que em consequência de um forte desejo de trair.”
Disse François de La Rochefoucauld - Será?

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Workshop - Sabonetes Naturais (Cold Process)








No final de Agosto decorreu no Vitamimos mais um workshop de sabonetes naturais de nivel 1, onde fizemos sabonetes a partir de óleos e manteigas vegetais através do processo a frio. Foi mais uma vez uma experiência muito gratificante.
A 29 de Setembro há mais! Mais informações: caseiro.ana@gmail.com

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

My ride*


* Que é como quem diz "o meu passeio" (traduzido à letra). Também podia ter posto o título "O meu cavalo" ou neste caso, "A minha égua", porque a "my ride" é menina. Não é linda?

Estou a escolher nomes para a baptizar, deixo o TOP 8 de nomes portugueses que vão com a carinha dela:
Albertina
Amélia
Benilde
Capitolina
Ermelinda
Josefina
Olívia
Virgolina

Soam quase todas bem: óh marido, vou sair com a Amélia... até logo!

sábado, 1 de setembro de 2012

Paleo (mais)



Gelado Paleo - Banana, côco e canela


Este gelado é delicioso e paleo! Ingredientes por pessoa:
1 banana (esmagada)
2 colheres de sopa de coco ralado
canela a gosto

Misturar tudo bem, colocar no congelador e 1 hora depois, comer!

Achava eu que o meu congelador tinha gelo...