domingo, 10 de setembro de 2017

Panquecas de Mirtilos


Adoramos panquecas de mirtilos, mas ainda não tinha inventado nenhuma receita "paleo friendly". Hoje foi o dia! Porque Domingo combina mesmo bem com panquecas.

Tive um ajudante mini, que lhes chamou "panpecas" e não parava de comer a massa crua! Só dizia "hummm maravilhaaaa" e tive que lhe dar outra tarefa, se não, não havia pequeno-almoço para ninguém.
Ficam fofas e muito saborosas. Para quem tem medo de se aventurar nestas coisas do sem glúten e sem estou ou sem aquilo, mas tem curiosidade, acho que se vão surpreender. Cá em casa, ficaram aprovadas!

 Aqui fica a receita, para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
(para 5 pessoas)
5 ovos
2 a 3 colheres de sopa (c.s.) de mel da serra*
1 pitada de flor de sal
3 c.s. de óleo de coco (ou de manteiga)
3/4 cháv. de farinha de amêndoa
1/2 cháv. de polvilho doce
4 c.s de linhaça moída
150g de mirtilos
Para servir: mirtilos frescos, banana da Madeira em fatias e doce de mirtilo selvagem*

Numa taça misturar todos os ingredientes, à excepção dos mirtilos, que só se juntam quando a massa está homogénea. Aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um pouco de óleo de côco e adicionar pequenas porções da massa, em lume médio. Quando a massa ficar com uns buraquinhos, vira-se a panqueca e deixa-se alourar do outro lado.

Para quem gosta de panquecas maiores, deve colocar uma maior porção de massa (como na panqueca teste - ver fotos), quem gosta de mini-panquecas, pode fazer várias panquecas mais pequenas numa frigideira.

Para servir, coloquei mirtilos frescos, fatias de banana da Madeira e reguei as panquecas com doce de mirtilo selvagem.

* O doce de mirtilo selvagem foi feito pelo nosso amigo Zé, que também nos deu o mel que usei nesta receita. Obrigada por nos receberes sempre tão bem!

Para acompanhar esta receita, deixo um documentário sobre uma aldeia mágica, um verdadeiro paraíso na terra, que fica entre as serras que tanto gostamos de visitar, perto de onde veio o mel e o doce de mirtilo selvagem: "Uma montanha do tamanho do Homem". Espero que gostem.

Bom apetite!

1 comentário:

Unknown disse...

Desconhecia este blog.
Vou seguir atentamente e tentar recriar.
Parabéns Ana.
*Retiro da Fraguinha*