quinta-feira, 29 de março de 2012

Sabão de cinzas - a receita da avó







Aqui fica a foto reportagem desta aventura. Pesei e anotei tudo, mas a receita foi-me dada pela minha avó alentejana que fazia sabão "a olho", mesmo com cinzas (não com a lixívia de cinzas), com banha e com ervas que apanhava no campo. Segundo a minha avó, eu iria saber quando a massa estava no ponto. De qualquer modo, julgo que pus banha a mais, vamos ver, agora resta aguardar. Enquanto o cozinhava, cheirava a sabão e o resto que ficou na panela fez espuma quando adicionei água - o que é um bom sinal. Falta cortá-lo e pô-lo a secar, só estou à espera que fique um pouco mais duro. Mais tarde venho contar mais desta história...

5 comentários:

3 Gatos Miaus disse...

Está com óptimo aspecto!!!
E dp vais colocar aqui a receita?
Adorava experimentar :)

Anónimo disse...

Receita, pleaseeeeee!!!!!!! :)

Dee Dumore disse...

Li em algum lugar que não se pode fazer sabão de cinzas em tachos de alumínio. Sabes algo sobre isso?

Eline Dias Meira disse...

oi Ana, amando as footos!.parabens pela iniciativa Inclui receita para nós!

Unknown disse...

Olá, a cinza deteriora o alumínio, por isso ok!