quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Compota de tomate - 2 versões



Querida amiga M., esta é especialmente para ti.

Compota de Tomate – versão tradicional
1kg de tomate arranjado
1 kg de açúcar amarelo
1 pau de canela

Lavam-se os tomates e retira-se a pele. Não tiro as sementes, porque cá em casa gostamos assim. Cortam-se os tomates para dentro da panela, com o açúcar e o pau de canela. Leva-se ao lume, assim que a açúcar derrete tritura-se com a varinha mágica. Depois de levantar fervura, apura em lume brando, até atingir o ponto estrada. Normalmente reduz para metade. Mexe-se de vez em quando.

Coloca-se o doce ainda quente nos frascos, previamente esterilizados, tapam-se e viram-se de “cabeça” para baixo, que é o que vai criar vácuo no frasco e permitir que o doce se conserve por mais tempo, assim ao abrir o frasco ouve-se “poc”. Depois de frio, guarda-se num local seco e fresco.

Compota de Tomate – versão recente




1kg de tomate arranjado
300g de mel
500g de açúcar
1 colher de chá de flocos de alga Ágar-ágar

A última vez que fiz compota de tomate decidi fazer uma inovação e resultou bem. Não queria colocar tanto açúcar (porque queria aproveitar todos os pacotes de açúcar que tinha em casa, que fui trazendo quando bebia café) e por isso escolhi o mel – um adoçante natural. Um dos objectivos do açúcar nas compotas é prolongar a conservação das frutas, por isso, se for fazer uma compota que vai ser consumida rapidamente, pode-se por menos açúcar. A introdução da alga Ágar-ágar, um gelificante natural, serviu para dar uma consistência mais espessa a esta compota.

O resultado, em termos de sabor foi semelhante ao método tradicional, a textura ficou um pouco mais densa que o normal, tem a ver com a alga. Mas ficou delicioso, na mesma.

Então fiz assim, num tacho coloquei o tomate, o mel, o açúcar e o pau de canela. No final, derreti a alga num pouco de água morna e coei (conforme as instruções do pacote) e juntei ao preparado anterior, que ainda estava ao lume, deixei espessar um pouco e depois coloquei o doce ainda quente nos frascos, previamente esterilizados. Depois de frio, guarda-se num local seco e fresco.

Sem comentários: