quinta-feira, 21 de maio de 2015

Gravlax ou Salmão Curado

(salada)











Depois de ver o Gordon Ramsey e o Jamie Oliver fazerem as suas versões de Gravlax, fiquei curiosa e decidi arriscar a minha versão desta receita sueca, usada para conservar peixe.

Vão precisar de:

1 filete de salmão sem espinhas
sal grosso q.b.
raspa de 1 limão
1 beterraba
tomilho q.b.
2 colheres de sopa de licor de laranja (Obrigada querida Helena!)

Depois de cortar o filete e remover as espinhas (esta parte podem pedir na peixaria), coloca-se o filete num tabuleiro fundo. 

Faz-se uma pasta com a beterraba, o tomilho, a raspa de limão e o sal e barra-se o filete com esta pasta. Se necessário coloca-se mais sal por cima, de modo a que o filete fique coberto. O sal irá curar o salmão, fazendo com que perca alguma da água que contém, ao mesmo tempo ganha também o sabor do sal, da raspa de limão, das ervas e da beterraba, que vai também tingir o filete com um tom rosa choque.

Tapa-se com película transparente e leva-se ao frigorífico por 48 horas com um peso em cima. 

Após as 48 horas, nota-se que o filete está mais baixo, denso e mais duro. Remove-se o sal, lava-se em água corrente, seca-se com papel de cozinha, tira-se a pele com uma boa faca. Corta-se em fatias fitinhas para servir, somente o necessário, o restante dura até 2 semanas no frigorífico.

Pode comer-se assim mesmo, com uns pingos de sumo de limão ou servir com  uma salada de alface, rúcula, espargos verdes, beterraba e frutos secos. Pode também acompanhar-se com um molho de iogurte grego, sumo e raspa de limão e coentros frescos picados.

Nota: A receita original leva açúcar e "shnaps", não coloquei açúcar e substitui o "shnaps" por licor de laranja. 

Da próxima vez vou usar beterraba crua e experimentar com açúcar para ver a diferença. 

Bon apetit!

Sem comentários: