segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Panquecas sem gluten



Cá por casa panquecas fazem as delícias de alguns pequenos-almoços, lanches ou sobremesas. A receita tradicional foi-me dada pelo irmão de um ex-namorado, mas apesar de deliciosas, têm glúten por isso quis arranjar uma opção mais saudável mas igualmente saborosa.  Já tinha testado duas receitas de panquecas sem glúten (banana+ovo e a outra de polvilho doce+ovo), mas esta foi sem dúvida, a mais saborosa de todas!

Receita
1 Ovo
1 Chavena de aveia
1 Chavena de água
1/2 Chavena de polvilho doce
1 Colher de chá de bicabornato de sódio
1 Pitada de sal
1 Colher de sopa de azeite
2 Colheres de sopa de mel (opcional)

Numa taça os ingredientes, pela ordem acima, misturar bem para ficar homogêneo. Fazer as Panquecas numa frigideira anti-aderente.

Servir com morangos, gelado, mel, cacau quente ou limão.

Bom apetite!

3 comentários:

sara carvalho disse...

A receita continua a ter glúten! Na aveia.

Unknown disse...

Que aspecto delicioso Ana!
Não faço uma dieta especificamente sem glúten, mas tenho investigado sobre o assunto por a receita despertou a minha curiosidade :)
Consigo encontrar polvilho doce nos supermercados sem dificuldade?
Beijinhos Ana

Ana C. disse...

@Sara Carvalho - a aveia por si só não tem glúten, pode ter por contaminação. O gluten é composto por duas proteínas umas prolamina e uma glutenina. A aveia só tem prolamina (avenina) daí dizer-se que não tem glúten, apesar de algumas pessoas reagirem às prolaminas, bem como aos HC da aveia. Portanto, se há alguma intolerância ao glúten pode adquirir aveia certificada nas lojas bio. De qualquer modo, fiz uma outra receita com farinha de amêndoa que também ficou muito boa, em breve publico.

@Ana - sim, é muito fácil de encontrar em qualquer supermercado, costuma estar junto à farinha de milho, fécula de batata e outras farinhas.