quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sabão de Cinzas - Operação de Salvamento!




O sabão de cinzas que a minha avó J. me ensinou a fazer, como explico aqui e falo aqui, ficou mole demais. Trabalhei sem quantidades e pelos vistos pus muita gordura, ficou mole e pastoso e deixava um resíduo gorduroso nas mãos ao usá-lo, mas cheira tão, mas tão bem!
Hoje decidi salvá-lo... Andei a fazer contas às quantidades de hidróxido de sódio que ia acrescentar. Decidi adicionar mais gordura à massa do sabão já feito, derreti tudo, misturei a lixívia (água com hidróxido de sódio) quando ambos estavam à mesma temperatura e chegou ao traço num instante, reconheci logo o cheiro a sabão. A massa ficou com boa consistência e aspecto. Agora está nas mantas e amanhã é cortado, segue uma cura de 4 a 6 semanas. Em breve dou mais novidades.

ps - vou publicar a receita original em breve e também as minhas sugestões de como penso que funcionaria e assim, lançar o desafio a todos os saboeiros que quiserem tentar encontrar comigo a formula certa para esta receita de sabão à antiga. Este tema está em discussão no grupo "Saboaria" no facebook - são todos bem-vindos, basta pedir para serem adicionados por um membro existente.

2 comentários:

Natural Naturalmente disse...

Ana, se o "recuperado"
ficar tão lindo
como o original....
estas sem dúvida
no bom caminho :D

Unknown disse...

Muito bom quero receita