sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Soja à bolonhesa



Acho que esta foi a primeira receita “a sério” que cozinhei, devia ter uns 12 ou 13 anos, na altura não conhecia a soja e fiz com a tradicional carne de vaca picada. Ainda só tinha feito bolos com a ajuda da minha mãe e da mana. Lembro-me que ficava fixada à Tv cada vez que aparecia a rubrica da culinária ou algum programa sobre cozinha, depois acabava por anotar as receitas que me agradavam mais… e assim comecei as minhas experiências…


O truque de cozinhar soja para ficar saborosa é, em primeiro lugar e como em tudo, a qualidade e frescura dos ingredientes e depois os temperos que se usam, pois se a soja não for bem condimentada, não tem piléria nenhuma.


Ingredientes

1 cebola

4 dentes de alho

4 a 6 tomates maduros ou uma lata de tomate

1 pacote de polpa de tomate

1/3 de embalagem de soja granulado

1 molho de mangericão

1 molhinho de coentros

1 folha de louro

Noz moscada

Oregãos

Azeite, sal e pimenta q.b


Primeiro demolha-se a soja para hidratar, em água fria por 30 minutos. Se não houver tempo, basta colocar em água a ferver, enquanto se trata do resto, fica pronta.


Pica-se a cebola e o alho, que alouram em lume brando com um pouco de azeite. Junta-se o tomate picado (se for de lata esmaga-se com as mãos) e a polpa de tomate. Escorre-se a soja coma ajuda de um passador e coloca-se no tacho. Agora, juntam-se todos os temperos excepto o mangericão e os coentros picados. Depois de levantar fervura, cozinha por 10 minutos, em lume brando. No final juntam-se os cheiros frescos.


Serve-se de imediato, polvilhado com parmesão ralado.



Nota:

Costumo fazer uma boa dose desta receita, assim consigo aproveitar o tempo para fazer outras coisas que gosto. Esta receita é a base de muitos outros pratos: lasanha de soja, canelones, esparguete à bolonhesa, legumes recheados (beringela, courgete, tomate, pimentos).

Também se pode congelar em doses individuais ou familiares.

Às vezes faço variações à receita original e para fazer um molho mais rico junto cenouras, pimento e courgete à cebola, ao alho e ao tomate e depois trituro tudo.

Também com carne picada ou com mistura de carne e soja.

Sem comentários: