sábado, 28 de abril de 2012

Da terra: beterrabas







Estas beterrabas vieram da horta do avô F., cozi-as na panela de pressão por 10 minutos, passei-as por água fria e descasquei-as à mão e ficam prontas a serem comidas!

Hoje fiz salada de beterraba com laranja e hortelã - que é garantia de uma combinação deliciosa! Que acompanhámos com carne grelhada.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sabão de Cinzas - Operação de Salvamento!




O sabão de cinzas que a minha avó J. me ensinou a fazer, como explico aqui e falo aqui, ficou mole demais. Trabalhei sem quantidades e pelos vistos pus muita gordura, ficou mole e pastoso e deixava um resíduo gorduroso nas mãos ao usá-lo, mas cheira tão, mas tão bem!
Hoje decidi salvá-lo... Andei a fazer contas às quantidades de hidróxido de sódio que ia acrescentar. Decidi adicionar mais gordura à massa do sabão já feito, derreti tudo, misturei a lixívia (água com hidróxido de sódio) quando ambos estavam à mesma temperatura e chegou ao traço num instante, reconheci logo o cheiro a sabão. A massa ficou com boa consistência e aspecto. Agora está nas mantas e amanhã é cortado, segue uma cura de 4 a 6 semanas. Em breve dou mais novidades.

ps - vou publicar a receita original em breve e também as minhas sugestões de como penso que funcionaria e assim, lançar o desafio a todos os saboeiros que quiserem tentar encontrar comigo a formula certa para esta receita de sabão à antiga. Este tema está em discussão no grupo "Saboaria" no facebook - são todos bem-vindos, basta pedir para serem adicionados por um membro existente.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O dito!

Óleo de abacate extraído em casa, aliás é um oleato, tem também azeite.
No post anterior, está tudo explicado.



A extrair óleo de abacate

Vamos ver o que isto dá!
Estou a fazer pelo método II do blog "Flor da pele", que também ensina a extrair óleo de coco. Este blog é uma inspiração e ensina tanto!





Deixo também o link para extrair artesanalmente, aqui, apenas para fazer no Verão.
Sobre as propriedades e características deste óleo, ler aqui.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Alecrim alecrim aos molhos

Hoje apanhei alecrim e alfazema frescos, no quintal da minha avó... Logo vou "cozinhar" algo, que será?!





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Caos em tons de neon



Eu não uso verniz vermelho nas mãos, gosto de ver nas outras pessoas, mas em mim nem por isso. Cores naturais vai, mas conta-se pelos dedos de uma só mão (hum ok, talvez duas) as vezes que pintei as unhas. Testei o vermelho nas mãos e tive um pequeno acidente cor de neon... Certamente tenho algo para "resolver" com o vermelho!
Foi o caos em tons de neon para começar bem uma segunda-feira!

Sabão Natural de Laranja e Mel - esfoliante

Ei-lo e cheira tão bem! Já o testei e faz montes de espuma, acho que o mel ajudou. Não o cobri com mantas, nem nada e ainda assim rachou um pouco só no topo, tive medo de ter uma poça de óleos no meio, mas não... ficou lindo! Passou pela fase de gelificação e estou muito satisfeita. Usei molde de silicone, quanto a isso confesso que não fiquei fã... o molde de madeira que o marido fez é que rula!



domingo, 22 de abril de 2012

Temos saboeiros!

Estas fotos são de sabonetes naturais feitos pelos meus formandos do workshop do mês passado. Estão lindos!
Já os podem usar na próxima semana.
Temos ou não temos saboeiros?



De serviço! Novamente...


Sabão natural esfoliante - laranja e mel


Com sementes de papapoila, uma laranja inteira, mel e uma mistura de óleos essenciais muito interessante: petit grain, laranja, neroli, árvore do chá, pimenta preta e geranio de bourbon.
Está no molde a endurecer, à espera de ser cortado, não nas mantas, porque levou mel e ainda talhava por sobre-aquecimento.


sábado, 21 de abril de 2012

Oh mãe, já está!

Não tinha ficado satisfeita com a consistência das últimas barras de massagem que fiz, ficaram demasiado vulneráveis à temperatura ambiente e derretiam rápido demais - uma fórmula testada no inverno!
Voltei a por tudo ao lume, em banho-maria, juntei cera de abelhas et voilá, ficaram óptimas!
Oh mãe, a tua encomenda já está pronta!





Para a namorada!


Há mar e mar...

... Há ir e voltar. Na baía de Cascais.