segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A melhor bolonhesa de sempre!


Esta foi a melhor bolonhesa que fiz e que comi até hoje! Bom, dizem que a fome é o melhor tempero... também pode ter sido isso...
Já faço bolonhesa há muitos (muitos muitos) anos, acho que foi o primeiro prato "a sério" que cozinhei, quando tinha uns 8 ou 9 anos - segundo diz a minha mãe - eu achava que tinha sido com uns 11 ou 12. Então cá vai, o segredo é fazer com carne de vaca e de porco, para não ficar seco e claro, juntar muito AMOR! Assim, sai sempre bem...

Ingredientes:

750g carne de vaca picada
750g carne de porco picada
1 rodela de chouriço
1 fatia de bacon
1 cebola
3 dentes de alho
500g de polpa de tomate

1 chávena de café de whiskey
1/2 copo de água
1 folha de louro
1 pitada de canela
1/2 noz moscada ralada

azeite, sal, pimenta e oregãos q.b.

Pica-se a cebola e os alhos e aloura-se em azeite com o chouriço, o bacon. Junta-se a polpa de tomate e a carne e tempera-se com os condimentos. Depois junta-se o whiskey e a água, deixa-se evaporar o alcool destapado por 5 minutos. Tapa-se e deixa-se cozinhar até estar pronto e o molho apurado.

Bom apetite!

ps - a foto não faz juz ao bem que soube!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Torcida, como a vida...


Gargalhadas e carregos

Assim que pousei o carrego à porta, pensei como me sentia feliz, ao mesmo tempo estava cheia de saudades, mas ansiosa para contar tudo sobre o workshop. Da porta ouviam-se gargalhadas genuínas dos pequenos e as vozes dos personagens do livro que liam juntos... "Cheguei! Correu tudo bem. Adorei!" A vontade de contar tudo foi-se embora - é fim-de-semana, é bom estar em casa...


Que fique claro...

que por cá não se usam carrinhos para os bebés! Salvo raras excepções.


"Cocaus" - Bolinhos de côco e cacau (Paleo)

Ingredientes:
125g de coco ralado biológico
4 ovos inteiros
4 c. sopa de mel
1/2 cháv. café de pepitas de cacau puro
canela q.b.
raspa de 1/2 limão

Misturar tudo numa tigela, colocar em forminhas com a ajuda de uma colher e levar ao forno, pré-aquecido, a 200º por 10 minutos.

Bom apetite!


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OFERTA - 1 participação no ciclo de workshops FAMILY SPA- Traga um(a) amiga(o) grátis!


Agarra esta oportunidade e participa!

Para celebrar os 3 anos do blog “Criações Caseiras” decidi oferecer uma participação no ciclo de workshops, ou seja, pelo valor de 65 € participam duas pessoas, nos 3 workshops. Para participar neste concurso, peço que coloquem nos comentários deste evento, uma frase que inclua “Criações Caseiras” e algo relacionado com os workshops. Também podem mandar a frase por e-mail: caseiro.ana@gmail.com ou participar nos comentários do blog.

Quem já está inscrito também pode participar. O concurso começa agora e termina amanhã às 13h00, altura em que divulgarei o vencedor, via Facebook, e-mail e blog.

A frase mais original, ganha! Boa sorte :D

3... Mesmo 3!

Este blog fez 3 anos! Tive que repetir várias vezes que são 3, foi difícil acreditar...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

E vivam os garruços!


Work in progress... Feito exclusivamente com t-shirts velhas recicladas (ou melhor, upcicladas)

Sorri! Pasta de dentes caseira



Ando determinada a comprar cada vez menos produtos comerciais e por isso fiz também pasta dos dentes caseira. Gosto da sensação de boca fresca, mas confesso que estou muito presa á consistência cremosa das pastas comerciais e da ligeira espuma que fazem, esta mistura é demasiado salgada, apesar da glicerina ser um pouco doce (não juntei stevia - um adocçante natural) e é pouco pastosa, talvez por isso não tenha ficado muito satisfeita com esta.

Tenho uma nova receita que quero experimentar que leva óleo de coco (ver aqui), quando testar esta nova receita partilho os meus comentários.

Ingredientes:
1/2 cháv. bicabornato de sódio
3 c. chá de glicerina vegetal
1/4 chávena de água oxigenada
2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou de canela (ou outro que goste).

Misturar os ingredientes e colocar numa caixa fechada. Para utilizar basta colocar um pouco da pasta na escova com a ajuda de uma espátula ou colher e lavar os dentes e bochechar como de costume.

Bom, ainda assim, gostei da sensação de boca fresca e dentes lavados, é eficaz. Alguém conhece outra receita que funcione melhor?

Ciclo de Workshops... Está quase!

(cliquem na imagem para ver maior)

A partir do próximo Sábado inicia-se um ciclo de workshops onde se vai aprender a fazer produtos naturais cosméticos caseiros, para utilização própria ou para oferecer de presente neste Natal.

As inscrições para o primeiro workshop, dedicado a quem tem pele sensível, terminam amanhã.

Está quase!! Estou ansiosa...

ps - para que tenho um blog se não é para divulgar os meus próprios eventos?! Ai Ana...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Que frio!

Weee... Finalmente chegou o frio, já posso usar os lindos presentes da N. São lindos, não são?

O gorro e as luvas foram feitas com lã cinza e 5 agulhas de madeira -tricot circular. Apliquei um par de botões vintage de massa verdes, que comprei numa retrosaria antiga.

Estão a decorrer workshops para aprender a tricotar prendas de natal, mando mais informações por mail ou via facebook, quem estiver interessado, diga.




domingo, 6 de novembro de 2011

sábado, 5 de novembro de 2011

Macacos me mordam!

Se estes peixes não trabalham bem! Adorei o tratamento, é muito relaxante.





Weee - já sei trançar!

Graças a ajuda da N. e as suas aulas de tricot. A lã é da serra da estrela e tem uma cor linda. Tive ajuda para transformar a meada em novelo.