sábado, 30 de outubro de 2010

A propósito de fotografia...



Gosto de fotografar, já se deve ter percebido... Acho que só descobri esta paixão há cerca de dois anos. Há quem diga que me está no sangue e faz sentido!

Todas as fotografias deste blog são tiradas por mim, mencionarei a fonte das que não são minhas.
As máquinas que uso são a do telemóvel e uma Panasonic DMC-FX10 (não vale rir!). Gosto de fotografar com luz natural, de preferência ao pôr do sol.

Tenho todo o gosto em partilhar as fotos, desde que me informem qual o seu uso e mencionem a fonte (link do blog/nome) ao usá-las. Obrigado!

Contacto: criacoescaseiras@gmail.com

"Leite" de amêndoas



Em primeiro lugar quero agradecer à FB ter-me dado esta receita, sem a qual acho que ainda não me tinha aventurado a experimentar fazer bebidas vegetais em casa.

Ingredientes:
1 copo de amêndoas sem pele
2 copos de água

Demolham-se as amendoas na água de um dia para o outro, entre 8 a 12 horas. Depois de demolhadas, tritura-se tudo no liquidificador ou com a varinha mágica, é importante triturar muito bem, para aproveitar o máximo. Depois, coa-se tudo num passador de rede mais aberta e depois num passador de rede fina. E está pronto a beber!
Para saber mais sobre as bebidas vegetais leiam este artigo, as propriedades do "leite" de amêndoa aqui, e aqui muitas outras receitas para experimentar.

Notas: Para pelar as amêndoas, basta colocá-las de molho em água a ferver durante uns minutos. Depois apertam-se entre os dedos e a casca sai.
Pode-se juntar 1/2 copo de passas de uva para adoçar a bebida, colocam-se as passas de molho com as amendoas e segue-se a receita.

Millet com puré de morangos


Para cozinhar o millet:
1 Caneca de millet (também chamado de milho miúdo ou painço)
1 Caneca de leite
1 Caneca de água
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 pedaço de casca de limão

Para fazer o puré de morangos:
250g de morangos frescos
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1/2 sumo de limão

Coza o millet por 20 minutos após levantar fervura, com os ingredientes mencionados acima, vá mexendo de vez em quando, pois tem tendência a pegar.
Lave e arranje os morangos, corte-os e coloque-os noutro tacho com o sumo de limãoe o açúcar.
Triture tudo e deixe cozinhar por 10 minutos.
Coloque o millet em tacinhas e por cima o puré de morangos. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico. Serve-se fresco.

Notas:
O leite pode ser substítuido por bebida de soja, aveia, arroz ou amêndoas.
O açúcar pode ser substítuido por frutose ou mel.

Há barretes que sabe bem enfiar!


Um belo garruço em malha de algodão para o frio que se avizinha e uma bolsa a acompanhar.

Wraps de Ratattouille




2 wraps por pessoa – tortilhas de trigo (de compra)
1 folha de alface por pessoa

Para o Ratattouille:
1 cebola
4 tomates
1 beringela
1 courgete
1 fatia de abóbora
½ alho francês
8 cogumelos frescos
1 lata pequena de milho
Azeite, vinagre, orégãos, sal e pimenta q.b.
Lavar, arranjar e cortar todos os legumes aos cubos. Dispor num tabuleiros de ir ao forno, temperar com os condimentos e regar com um pouco de azeite e vinagre. Misturar bem com as mãos. Levar ao forno a 200º por 20 a 30 minutos, até os legumes estarem cozinhados. A meio da cozedura, mexer.

Colocar os wraps na mesa, as folhas de alface lavadas e arranjadas e o ratattouille, depois cada um arranja o seu wrap.
Bom apetite!



Notas:
A receita de Ratattouille existe em diversas versões e geralmente é constituída por legumes fatiados, sobrepostos uns aos outros, cozinhados no forno, sem adição extra de água ou qualquer outro líquido. Esta versão não é às fatias, mas é uma combinação de legumes cozinhados da mesma forma, que não necessita de ter exactamente estes ingredientes. Costumo usar o que há no frigorífico e na despensa.
Com esta quantidade de legumes, irá sobrar algum Ratattouille, pelo que se pode utilizar numa outra refeição como acompanhamento.
Pode ser enriquecido com massa cozida (esparguete, parafuso, laços, etc.) que se pode colocar no forno por mais 5 minutos e polvilhar com queijo parmesão na hora de servir.
Pode também servir de “cama” para umas salsichas toscanas (ver foto).

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como âncoras na minha vida...

Compota de tomate - 2 versões



Querida amiga M., esta é especialmente para ti.

Compota de Tomate – versão tradicional
1kg de tomate arranjado
1 kg de açúcar amarelo
1 pau de canela

Lavam-se os tomates e retira-se a pele. Não tiro as sementes, porque cá em casa gostamos assim. Cortam-se os tomates para dentro da panela, com o açúcar e o pau de canela. Leva-se ao lume, assim que a açúcar derrete tritura-se com a varinha mágica. Depois de levantar fervura, apura em lume brando, até atingir o ponto estrada. Normalmente reduz para metade. Mexe-se de vez em quando.

Coloca-se o doce ainda quente nos frascos, previamente esterilizados, tapam-se e viram-se de “cabeça” para baixo, que é o que vai criar vácuo no frasco e permitir que o doce se conserve por mais tempo, assim ao abrir o frasco ouve-se “poc”. Depois de frio, guarda-se num local seco e fresco.

Compota de Tomate – versão recente




1kg de tomate arranjado
300g de mel
500g de açúcar
1 colher de chá de flocos de alga Ágar-ágar

A última vez que fiz compota de tomate decidi fazer uma inovação e resultou bem. Não queria colocar tanto açúcar (porque queria aproveitar todos os pacotes de açúcar que tinha em casa, que fui trazendo quando bebia café) e por isso escolhi o mel – um adoçante natural. Um dos objectivos do açúcar nas compotas é prolongar a conservação das frutas, por isso, se for fazer uma compota que vai ser consumida rapidamente, pode-se por menos açúcar. A introdução da alga Ágar-ágar, um gelificante natural, serviu para dar uma consistência mais espessa a esta compota.

O resultado, em termos de sabor foi semelhante ao método tradicional, a textura ficou um pouco mais densa que o normal, tem a ver com a alga. Mas ficou delicioso, na mesma.

Então fiz assim, num tacho coloquei o tomate, o mel, o açúcar e o pau de canela. No final, derreti a alga num pouco de água morna e coei (conforme as instruções do pacote) e juntei ao preparado anterior, que ainda estava ao lume, deixei espessar um pouco e depois coloquei o doce ainda quente nos frascos, previamente esterilizados. Depois de frio, guarda-se num local seco e fresco.

Compota de banana e côco



4 bananas da Madeira maduras
150g de açúcar
½ chávena de coco ralado
½ chávena de água
1 pau de canela
1 limão
1 laranja

Num tacho põem-se as bananas às rodelas, o açúcar, o coco, o pau de canela, a água e o sumo do limão e da laranja. Leva-se ao lume, depois de levantar fervura, apura em lume brando, até atingir o ponto estrada. Mexa de vez em quando.

Coloca-se o doce ainda quente nos frascos, previamente esterilizados, tapam-se e viram-se de “cabeça” para baixo, que é o que vai criar vácuo no frasco e permitir que o doce se conserve por mais tempo, assim ao abrir o frasco ouve-se “poc”. Depois de frio, guarda-se num local seco e fresco.

Notas:
Este doce tem tendência para pegar, convêm não sair perto do fogão e ir mexendo de vez em quando.
Também se pode fazer sem coco, fica delicioso na mesma (fotografia de baixo).

Hoje é dia de compotas... Morango


Uso sempre fruta da época para fazer as compotas cá de casa, fica a receita desta compota deliciosa, apesar de vir atrasada, pois a época dos morangos já lá vai.

300g de morangos arranjados
300g de açúcar
1 pau de canela
Limão q.b.

Lave e arranje os morangos, retirando-lhes o pedúnculo. Corte os morangos grosseiramente e salpique-os com um pouco de sumo de limão, para evitar que oxidem. Colocam-se os morangos num tacho, com o açúcar e o pau de canela. Leva-se ao lume, depois de levantar fervura, apura em lume brando, até atingir o ponto estrada. Mexe-se de vez em quando.

Pode-se optar por triturar o doce com a varinha mágica e assim fica mais cremoso, caso contrário ficará um creme com pequenos pedaços de morango.

Coloca-se o doce ainda quente nos frascos, previamente esterilizados, tapam-se e viram-se de “cabeça” para baixo, que é o que vai criar vácuo no frasco e permitir que o doce se conserve por mais tempo, assim ao abrir o frasco ouve-se “poc”. Depois de frio, guarda-se num local seco e fresco.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Malas de mão


Estas foram oferecidas a uma pessoa muito especial, para substituir um saco de plástico que carregava as chaves e o porta-moedas, como estava indecisa com o tamanho, fiz duas, são ambas reversíveis (ganga, tecido com flores). Além disso, tem uma bolsa para por os óculos de sol com o mesmo tecido.

Para a falta de visão...


Estas gafas dão cá um jeitaço! Têm-me ajudado a ver o "mundo" com outros olhos...

sábado, 9 de outubro de 2010

Tye-dye e o Dragão




A t-shirt da esquerda era vermelha e tinha umas manchas que não consegui tirar de maneira alguma, para não ficar sem uso, decidi descolorar e fazer um efeitos estilo hippie. Apliquei nós e elásticos para criar os efeitos e coloquei de molho, numa solução para descolorar roupas, também se pode utilizar lixívia.

Na sweat-shirt foram aplicadas três peças com motivos chineses: dragão e duas bolas. Seleccionei as imagens e adaptei-as, depois imprimi num papel próprio para colar em tecido, que se aplica com o ferro de engomar. No final, costurei-as na sweat-shirt com uma linha amarelo mostarda.

Em ambas, foram aplicadas etiquetas das Criações Caseiras, que também fiz recentemente, com o mesmo método do dragão.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Muitas...



... novidades em breve:
- Camarões à oriental
- Pimentos, tomates e courgetes recheados com bulgur e soja com passas
- Millet com puré de morangos
- Leite de amêndoas
- Wrap de ratatouille
- Reciclagem de t-shirts

No quentinho de casa, apetece...


Esta já marchou!