sábado, 28 de agosto de 2010

Queria...


Calar esta voz que vive em mim.
Ficar dormente.
Não sentir.
Parar no tempo.
Parar o pensamento.
Regressar.
Sossegar.
… Mas dói e dói sempre mais (não devia doer menos?!).
Ouço.
Sinto.
Não pára!
Regresso.
Sossego.
Dói.
Caio.
Mas levanto-me sempre.
SEMPRE.
SEMPRE.
SEMPRE.
SEMPRE.
SEMPRE!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

De vestido a saco...










Andei a vasculhar pelo roupeiro e decidi reciclar algumas peças que já não usava. Este vestido virou saco de compras reversível.

Este saco guarda-se numa bolsa de mão. Assim, pode-se pôr na mala ou quando se vai às compras levar só a bolsa com dinheiro ou cartão (bolso) e as chaves, depois arruma-se a bolsa de mão no saco grande, junto com as compras.

O molde do saco está aqui. A bolsa fui improvisando.
Que tal ficou esta reciclagem?

sábado, 7 de agosto de 2010

Iogurtes naturais caseiros – Experiências


Comecei a fazer iogurtes em casa e resolvi experimentar os três métodos que encontrei na Internet (só conhecia o da iogurteira), mas também se pode fazer no forno do fogão e numa panela de pressão, então o balanço das experiências é este:

Iogurteira - Não correu bem! Além da máquina ter muitos muitos anos, de indiana, deve estar pifada, pois aquilo aqueceu demais! Resultado, os iogurtes ficaram “talhados” e com muito soro, mas comeram-se! Notei logo uma diferença substancial para os iogurtes de compra, estes são muito mais saborosos.

Forno – Também não correu bem! Fiz como explicam aqui, mas o meu forno é a gás e não consigo manter uma temperatura muito baixa, além de que não achei prático andar a acender o forno de vez em quando. Não ficaram muito espessos e cremosos como esperava, mas também se comeram!

Panela de pressão – Uau, ficaram uma delícia! Fiz algumas pesquisas e experimentei primeiro deixando água no fundo da panela como explicam em alguns sites e depois também sem água. Correu melhor sem água. Fiquei fã deste método, pois saíram sempre bem, é mais barato que qualquer um dos outros métodos, pois só é preciso aquecer um pouco de água para aquecer a panela e assim não se gasta tanta energia (a iogurteira tem que ficar ligada 10 horas). Claro que estes se comeram e depois do sucesso, passei também a fazer iogurtes naturais com compotas caseiras.

Estes iogurtes além de serem muito mais baratos que os de compra (mesmo aqueles muito baratinhos), são mais saborosos, mais frescos, mais naturais porque não têm conservantes e também mais ecológicos, pois não deitamos embalagens para a reciclagem - e eram muitas todas as semanas!

Além do mais não dá assim tanto trabalho a fazer. Vale a pena!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tofu e legumes salteados com limão e coentros



Ingredientes
1 cebola
3 dentes de alho
1 alho francês
1 cabeça de bróculos
2 cenouras
1 courgete
250g de tofu
1 limão
1 molho de coentros
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Numa frigideira ou wok coloca-se a saltear em azeite a cebola e o alho picados grosseiramente. Depois adicionam-se os legumes cortados: alho francês às rodelas, courgetes, bróculos separados em ramos pequenos e a cenoura ralada. Esbroa-se o tofu com as mãos e adiciona-se ao preparado anterior. Depois tempera-se com o sal e a pimenta. Deixa-se cozinhar apenas por 5 minutos. Por último, junta-se o sumo de um limão e os coentros picados. Neste caso, foi acompanhado com arroz integral.
Já tenho um “gosto”! Foi aprovado.
Bom apetite.

Iogurtes naturais caseiros sem iogurteira






Depois de algumas experiências, aderi ao método da panela de pressão e agora também fazemos os iogurtes em casa, em vez de os comprarmos. Faz-se assim:

Ingredientes:
1 litro de leite do dia
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de leite em pó

Amorna-se o leite ao lume, a temperatura do leite não deve ser muito forte (se não a fermentação do iogurte não se dá), para testar se está na temperatura certa, deve-se conseguir manter o dedo dentro do leite por 10 segundos. Enquanto o leite aquece, num jarro mistura-se o iogurte com o leite em pó e depois o leite morno, mexe-se bem.

Põe-se também ao lume a panela de pressão tapada, com 2 dedos de água lá dentro. Deixa-se ferver um pouco e depois apaga-se o lume.

Enchem-se os frascos de vidro com a mistura e deixam-se destapados.

Tira-se a água da panela de pressão e colocam-se os frascos com o iogurte lá dentro. Fecha-se a tampa da panela e envolve-se a panela com panos e uma manta quente. Coloca-se num local resguardado de correntes de ar e não se mexe mais para não talhar. Deixa-se repousar entre 10 a 12 horas. Quando prontos, tapam-se os frascos de iogurte e colocam-se no frigorífico.

Para fazer novos iogurtes, usa-se um iogurte destes como fermento. Tem que se renovar o "fermento" pelo menos uma vez por mês, com um iogurte de compra.

Se a coisa não correr bem, pode-se ver aqui que problema está a acontecer.

Notas:
1. O iogurte funciona como fermento, também se pode utilizar fermento em pó próprio para fazer iogurtes (lactobacilos desidratados) mas nunca experimentei - este último, devido à grande concentração de bactérias permite que se utilize um iogurte caseiro como fermento em futuras receitas por mais vezes, entre 10 a 20. Quando o iogurte se torna mais líquido, está na altura de renovar o fermento.
2. Pode-se usar leite magro, meio-gordo ou gordo. Faço sempre com leite magro e ficam muito bons. Com leite gordo ficam mais espessos.
3. Se se usar leite do dia, não é necessário esterilizar o mesmo, apenas tem que se abrir o pacote mesmo antes de utilizar.
4. O leite em pó é opcional, faz com que os iogurtes fiquem mais cremoso.
5. Pode-se colocar açúcar na mistura (4 colheres de sopa) para quem goste ou colocar compotas no fundo do frasco, antes de colocar a mistura, que deve ser deitada com muito cuidado.
6. Também se pode adicionar polpa de fruta, ter cuidado com as frutas muito ácidas, pois podem talhar o iogurte – para contornar este problema, basta ferver a fruta com um pouco de açúcar e deixar evaporar a água da mesma. Eu prefiro juntar a fruta na altura de comer, sem açúcar.
7. Os recipientes que uso para os iogurtes são frascos de vidro com tampas plásticas que aproveitei de coisas que comprei no supermercado, uso os frascos da iogurteira (sempre serviu para alguma coisa) e uso também frascos dos iogurtes Emmi/Swiss, pois são os únicos no mercado que têm tampa plástica e dá para reaproveitar. Também se podem comprar aqui e aqui.

Bom apetite!

Ora ponha aqui...


ora ponha aqui o seu pézinho...