quarta-feira, 28 de julho de 2010

Iogurtes e compotas caseiras...



Brevemente!
Como fazer iogurtes caseiros sem iogurteira e várias compotas: de framboesa, de morango, de tomate e de banana com côco.

Coisas de galinheiro...Có-córó-cócó






Desde a Páscoa que esta galinha poedeira anda a por ovos cá em casa, até já nasceu um pinto!
Na mana, a galinha irmã desta ainda só deu ovos... há que esperar.

Os moldes do ovos tirei daqui, o pinto adaptei daqui e a galinha desenhei-a eu.
Piu Piu

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Limpar o rabo do bebé

Geralmente apenas uso água para limpar, mas para aqueles cocós mais difíceis uso a receita abaixo. A solução é aplicada em toalhetes de tecido, algodão ou papel e usa-se em substituição dos toalhetes de compra para bebés, que são caríssimos e nada saudáveis. O que é muito mais barato, ecológico e natural.

Utilizo frascos com dispensador em spray, pois são mais práticos de usar, mesmo para quando se sai à rua, basta ter mais um frasco e aplicar em discos de algodão.
A segunda receita ainda não experimentei, pois a solução de limpeza é muito prática de preparar e de usar. De qualquer modo, é uma receita interessante, que substitui os toalhetes comercializados para limpar o rabo do bebé.

Solução para limpeza do rabo do bebé
Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite ou de óleo de amêndoas doces
1 colher de sopa de shampoo para bebé
2 gotas de tea tree oil
2 gotas de óleo essencial de lavanda (calmante e hidratante)
1 chávena de água
Misturar bem os ingredientes e colocar no frasco a usar, com a ajuda de um funil.

Toalhetes de limpeza caseiros
Ingredientes:
½ rolo de papel de cozinha (cortar o rolo ao meio)
¼ de chávena de shampoo de bebé
¼ de chávena de óleo de amêndoas doces
2 chávenas de água morna 1 caixa de plástico onde caiba o rolo
Gotas de óleo essencial

Cortar o rolo ao meio e tirar o cartão do centro. Misturar todos os ingredientes numa caixa que feche bem, colocar o rolo deitado na caixa. Tapar a caixa e virar. Para usar, basta ir puxando o papel do centro.

Shampoo/gel para bebé


Este shampoo pode ser utilizado para lavar o cabelo e o corpo do bebé. Depois de frio, fica com uma consistência viscosa e têm um cheirinho muito agradável. Não faz tanta espuma como os shampoos comercializados pois não contém detergente, nem outros ingredientes que não são tão saudáveis para a pele do bebé.
Ingredientes: 6 chávenas de água destilada
1 chávena de sabonete natural de azeite ralado ou em flocos
4 gotas de óleo essencial com cheiro suave (lavanda, rosa ou laranja)
Proporções: 6 partes de água, 1 parte de sabonete natural e algumas gotas de óleo essencial.
Levar a água destilada a ferver ao lume. Apagar e deixar arrefecer por 8 minutos. Depois juntar o sabonete ralado e misturar bem até ficar dissolvido, a mistura nesta fase encontra-se líquida e transparente. Por último, adiciona-se o óleo essencial e mistura-se bem. Deixa-se arrefecer um pouco e enchem-se os recipientes a usar, com a ajuda de um funil.

Banho de leite para o bebé (baby milk bath)


Este pó é adicionado à água quente do banho do bebé e depois é misturado para se dissolver. Resulta num banho hidratante, que deixa a pela dos bebés (e dos adultos!) muito macia e com um suave aroma.

Ingredientes:
1chávena de leite em pó biológico
¼ de chávena de amido de milho
¼ de chávena de aveia moída
3 gotas de óleo essencial com cheiro suave (lavanda, rosa, camomila, laranja,…).

Numa taça, misturar todos os ingredientes e colocar num frasco com tampa. Para utilizar basta polvilhar uma pequena quantidade na água quente do banho e mexer para dissolver.

Na fotografia, é o que está no frasco de vidro.

Bom banho!

Higiene do Bebé – Produtos feitos em casa

Vou publicar 4 receitas de produtos de higiene para o bebé:
1. Banho de leite
2. Shampoo/gel
3. Solução para limpeza do rabo do bebé
4. Toalhetes de limpeza caseiros


Todos estes produtos podem ser confeccionados com a ajuda das crianças, é giro ver o seu ar de espanto ao perceberem que se podem fazer em casa alguns produtos que só conhecemos das prateleiras do supermercado. São todos muito mais baratos que os produtos comercializados, mais saudáveis, mais naturais, ecológicos e muito fáceis de fazer. No futuro, gostava de experimentar fazer sabonete natural, desodorizante, pasta dos dentes, creme hidratante, desmaquilhante, shampoo e detergentes para a casa (louça, roupa, chão e vidros,…) alguém tem receitas que queira partilhar?

A escolha dos óleos essenciais deve ser feita consoante as propriedades que procuramos e não só pelo aroma que pretendemos, por exemplo: a lavanda é conhecida por ser calmante e hidratante, o tea tree oil é anti-bacteriano, anti-séptico e fungicida, a rosa é relaxante, a camomila é anti-tóxica e anti-irritante, a calêndula é hidratante e cicatrizante,... é só pesquisar.

Abaixo deixo os links das receitas originais:
Organic baby wash
Baby Shampoo
Wipe Solutions
Homemade baby wipes
Homemade oat meal bath

Boas experiências!

Eis o cavaleiro...







... daquele castelo!
Depois de muita pesquisa, desenhei as peças e após a aprovação do cavaleiro, fiz os moldes, comprei os tecidos e pus mãos ao trabalho. Este cavaleiro de capa e espada, tinha também um gorro e camisola em rede metálica, colete com brasão e botas.

À conquista!

Estás com cara de urso!


Este foi o primeiro brinquedo que fiz com a máquina de costura, em Outubro de 2009. Os outros dois ursos que aparecem no blog, foi a mana prendada que os fez.
O passo a passo e o molde encontram-se aqui.
Boas costuras!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Peixe no pão








Esta receita, além de ser absolutamente deliciosa, é muito fácil de preparar e faz um vistão! A mana foi quem arriscou experimentar e ficou divinal, eu segui-lhe os passos.

Esta é para a R., Oh R. se experimentares, vem cá contar como correu, ok?

Ingredientes (4 pessoas)
4 douradas ou robalos (1 por pessoa, se forem grandes, pode-se dividir um peixe por duas pessoas)
400 g farinha
2 ovos
água q.b.
sal q.b.
50 g manteiga

Para o molho:
4 a 6 dentes de alho
azeite q.b.
orégãos

Amanha-se o peixe, que fica inteiro, lava-se e põe-se a escorrer. Salpica-se o peixe com um pouco de sal grosso.

Depois prepara-se a massa da seguinte forma: amassa-se bem a farinha com os ovos. Ferve-se um pouco de água com a manteiga e uma pitada de sal e junta-se ao preparado anterior.

Depois, estende-se a massa com o rolo numa superfície polvilhada com farinha e envolve-se o peixe na massa. Num tabuleiro coloca-se papel de pasteleiro ou papel de alumínio e o "embrulho" em cima. Leva-se ao forno quente, durante cerca de 20 minutos.

Enquanto os peixes estão no forno, prepara-se o molho. Refoga-se em azeite os dentes de alho picados com os oregãos.

Na mesa, abre-se o peixe (ver foto) e serve-se com batatinhas assadas, com pedaços do pão, tudo regado com o molho quente. Servir com uma salada.

A receita original foi tirada daqui.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Feijoada de chocos com gambas




1 cebola média picada
3 dentes de alho
1 tomate maduro
2 colheres de sopa de polpa de tomate
8 chocos pequenos arranjados e cortados aos quadrados
250g gambas descascadas congeladas
6 a 8 conchas de sopa de feijão manteiga cozido com caldo
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 molho de coentros picado

Num tacho coloca-se ao lume a cebola e o alho com um pouco de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, juntam-se o tomate cortado aos cubos e a polpa de tomate. De seguida coloca-se um pouco do caldo de cozer o feijão e os chocos, deixa-se estufar por 10 minutos. Ao longo deste tempo vai-se juntando caldo para ir fazendo um molho espesso. Depois juntam-se as gambas congeladas e o feijão, ferve por um minuto. Depois de apagar o lume juntam-se os coentros e serve-se com uma salada.

Para cozer o feijão, deve-se deixar de molho de véspera durante a noite e cozer na panela de pressão por 5 minutos, em água temperada de azeite, alho, sal e uma folha de louro. Para ser mais rápido e fazer o prato na altura, basta por o feijão de molho por 15 minutos em água a ferver e depois cozê-lo 10 minutos na panela de pressão, da forma indicada acima.

Bom apetite!

Almôndegas de seitan e aveia com molho de tomate





Para as almôndegas:
250g seitan
1 chávena de flocos de aveia integral
1 ovo
½ chávena de pão ralado
½ pacote de natas de soja
Molho de soja q.b.
Pimenta preta q.b.

Para o molho de tomate:
1 cebola picada
3 dentes de alho de alho
Azeite q.b.
6 tomates maduros
4 colheres de sopa de polpa de tomate
½ pacote de natas de soja
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de orégãos

Começa-se por fazer o molho de tomate. Num tacho coloca-se ao lume a cebola e o alho com um pouco de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, juntam-se os tomates que foram previamente cortados em cubos, as natas de soja e a polpa de tomate. Colocam-se os temperos e depois de levantar fervura, baixa-se o lume e deixa-se cozinhar por 10 minutos. No final tritura-se com a varinha mágica. Enquanto o molho está a estufar, podem-se preparar as almôndegas.

Numa tigela esfarelar o seitan e misturar com os restantes ingredientes até obter uma massa com consistência homogénea, que permita fazer bolinhas. Moldam-se as bolinhas e depois do molho triturado, colocam-se as almôndegas na panela para cozinharem por 10 minutos.

As almôndegas ficam mais inchadas e com uma consistência fofa. São tão boas que por pouco não sobrava nenhuma para a fotografia. Acompanha bem com arroz integral e uma salada.

Bom apetite!

À luz das velas...


Foi um banho muito relaxante!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Queria um castelo assim...





Então construímos o castelo!
Primeiro fiz o projecto, comprei os materiais de construção e pusemos mãos à obra... ta-daaa, que tal?
Mais uma ideia para bolo de aniversário. A receita deste é de um bolo de chocolate preto, que fica muito fofo e húmido (tipo bolo brigadeiro), a cobertura feita à base de leite condensado e chocolate.
Foi decorado com cones de gelado pincelados com chocolate derretido (torres com bandeiras), cereais recheados de chocolate (muro do castelo) e bonecos legos bem antigos.
Já ia uma fatia!

Até relincha...


Aqui fica uma ideia para um bolo de aniversário com a forma de cavalo, este foi feito com a receita do bolo russo, que tem como base amêndoas e nozes, com cobertura de chocolate com avelãs (nutela). Ficou delicioso e é muito fácil de fazer!

A ideia original foi tirada daqui.