segunda-feira, 28 de junho de 2010

Foi assim que (re)tomei...


... as costuras, em Outubro do ano passado, quando recebi esta máquina de presente. Obrigado!
Assim pude finalizar alguns trabalhos que tinha começado há muitos, muitos anos e comecei a fazer algumas costurices divertidas.

Este saco foi passear...




... um presente para uma bebé muito especial.

A base foi o tradicional taleigo ou saco do pão, que aqui será usado como saco para roupa. Feito ao som dos Trabalhadores do Comércio:

De manhã eu bou ao pão
A saquinha vai na mão
Vou à loja do João...

Kimono










O meu primeiro grande projecto de costura. Um roupão estilo kimono, feito como se faz tradicionalmente no Japão, apenas encurtei o comprimento, pois é um roupão de Verão com tecidos leves, muito fresco.


O cinto não é o tradicional "obi", mas tem inspiração japonesa, é constituido por uma faixa larga (riscas), com uma faixa mais pequena (verde) no meio, coloca-se centrada na barriga, cruza atrás e ata à frente.


Vejam como se faz aqui:



Para fazer uma camisa kimono para crianças (6 meses a 8 anos), basta pedir o molde, aqui. Este ainda não experimentei, mas está na lista de espera!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Reciclar lápis de cera - método 2




Com este método os "novos" lápis de cera ficam bem mais divertidos e coloridos. Para tal basta cortar os lápis de cera em pedaços pequenos, encher as formas de silicone até 2/3 e colocar no forno para derreter. Quando a massa estiver derretida, retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar.

Para fazer lápis com muitas cores, misturar pedaços de cores diferentes em cada forma.

Esta ideia é muito útil para fazer lápis para as crianças muito pequeninas que ainda não conseguem segurar bem os lápis normais, o ideal é fazer-se rectangulos ou quadrados, que se podem segurar com a mão toda.

Divirtam-se!

Reciclar lápis de cera - método 1


Deixo aqui uma boa ideia para aproveitar os restos dos lápis de cera.

Primeiro separam-se os lápis por cores, depois cortam-se em pedaços pequenos, coloca-se numa taça e derretem no micro-ondas. Enchem-se as formas e vão ao congelador por 20 minutos para endurecer. Derretem-se as cores mais claras primeiro.

Boas pinturas!

Entrelacei...


...estas réstias com cebolas da horta do avô.

Está na hora do lanche! Sumo "Futti-frutti" e Pão-Pizza



Sumo "frutti-frutti"
Este sumo é ideal para aproveitar as frutas que estão a ficar "esquecidas" na fruteira. É só usar a imaginação na combinação dos ingredientes, este levou:
1 pera
1 pêssego
1 kiwi
4 morangos
água q.b.
Descascam-se e cortam-se as frutas para dentro do copo misturador, cobrem-se as frutas com água fresca (ou água e dois cubos de gelo), bate-se com a varinha mágica e já está!

Pão-pizza
Esta "velha" receita, acompanha-me desde a adolescência. É prática, rápida e muito saborosa. É como fazer uma pizza, em que a base é o pão. Este pão-pizza foi feito com:
1 bola de pão (podem ser fatias)
2 c.s. polpa de tomate
queijo mozzarela q.b.
oregãos q.b.
Abre-se a bola de pão ao meio, barra-se com a polpa de tomate e polvilha-se com oregãos, por último coloca-se o queijo. Vai ao forno a gratinar.
Nota: Pode adicionar-se cogumelhos, fiambre, bacon ou ananás... mais uma vez, é só adaptar a receita ao gosto de cada um e também ao que há no frigorífico!

Bom apetite!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Está verde...


... este cantinho.

Pequenina e gordinha...


... como a sardinha!

ps - já ia!

Também vão de férias...


... as galinhas!

É bom...


... não estar só.

1, 2, 3

Preciso de...

... ver o mar


... voar


... sentir



... cheirar


... parar


... me iluminar.

São constantes...


...os desafios.

É tudo uma questão de ...


... equilíbrio, harmonia, tolerância, compaixão.
O problema é chegar lá, o caminho é tortuoso.
A viagem compensa?

terça-feira, 15 de junho de 2010

Oobleck – “Oo” quê? ... A brincar aos fluidos não Newtonianos




Encontramos uma brincadeira divertida para um dia em que não apeteceu ir para a rua brincar. É económica, educativa, ecológica, não tóxica e reutilizável… ainda por cima divertidíssima… há lá coisa melhor!

O Oobleck* ou ranhoca verde como lhe chamámos é uma “massa” líquida que pode ser feita por qualquer pessoa em casa, basta misturar lentamente duas partes de amido de milho (Maisena), uma parte de água e umas gotas de corante alimentar para acrescentar cor (é opcional, mas fica mais divertido), depois da mistura feita, testa-se a sua consistência e se necessário acrescenta-se mais amido. Esta substância com aspecto líquido quando é manipulada adquire propriedades de um sólido, por exemplo é possível andar em cima piscina cheia de Oobleck sem “cair” lá dentro! Há imensos vídeos no youtube com este fenómeno.

O divertido é explorar esta massa com as mãos, por isso é melhor forrar a mesa com jornais e por um avental, depois é só brincar e explorar: se mexermos no líquido lentamente ele flui, as mãos afundam-se, se levantamos a mão de repente vem a tigela atrás! Pode-se dar um murro neste líquido que além de não salpicar, parece que estamos a bater numa pedra. Pode-se também fazer bolas apertando a massa nas mãos e fazendo-a rolar, ao parar o movimento, a bola rija transforma-se em líquido – incrível!

Foi uma tarde de riso, muitos “uaus” e olhos esbugalhados. No final, arrumámos num frasco na despensa e fica arrumado para quando apetecer brincar de novo. Experimentem! É diversão garantida. Ah… depois contem como foi.

* O termo Oobleck foi inventado pelo autor de literatura infantil Dr. Seuss no seu livro "Bartholomew and the Oobleck" . No livro o Oobleck é uma chuva cor-de-rosa e vermelha invocada pelo rei que se aborrece com a chuva e a neve normais. O Oobleck revela-se uma substância bastante chata que se pega a todas as superfícies do reino tornando a vida muito díficil aos habitantes. Este termo generalizou-se e actualmente descreve um conjunto de fluídos não Newtonianos com propriedades dilatantes. Um fluído não newtoniano caracteriza-se por ter uma viscosidade que é função da sua deformação. No caso dos dilatantes a viscosidade aumenta quando o fluído sofre acção mecânica sendo o fenómeno reversível.