segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pão Caseiro - Parte II

Ora cá está a receita criada por mim, a receita de pão “Criações Caseiras”! No próximo post sobre Pão Caseiro vou dar outras dicas para fazer pães mais ricos e saborosos.
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo (pode ser metade de farinha de espelta - - e o restante de farinha integral de trigo)
600 ml de água morna
200 ml de leite morno
1 saqueta de fermento em pó para pão (Fermipan)
1 colher de sopa de sal fino
1 colher de sopa de açúcar mascavado (em alternativa pode usar-se o amarelo)

1. Mistura-se a farinha com o sal o açúcar e o fermento, depois junta-se a água e o leite que devem estar mornos (35 a 38 graus).
2. Mexe-se tudo com as pás de amassar da batedeira, durante 2 minutos na velocidade máxima, da periferia para o centro.
3. Deita-se a mistura com a ajuda de duas colheres em formas de silicone próprias para ir ao forno, que não precisam de ser untadas e precisam de menos tempo de cozedura.
4. Com a ajuda de uma colher molhada alisa-se a superfície, se necessário, depois polvilha-se a massa com farinha e fazem-se golpes e cobre-se o tabuleiro com panos e uma manta quente.
5. Vai a levedar num local abrigado, sem correntes de ar (ex. em cima do fogão) por 30 minutos a uma hora, até a massa dobrar de tamanho.
6. Coze em forno pré-aquecido, as bolinhas demoram 20 minutos e as formas demoram 40 minutos ou até que o pão apresente
7. Para o pão ficar mais estaladiço coloca-se uma taça com água durante a cozedura no forno.
8. Desenformam-se os pães que devem arrefecer em cima de uma rede metálica ou grelha.
Bom apetite!

sábado, 22 de novembro de 2008

Pão Caseiro – Parte I



Sempre gostei de fazer pão em casa, talvez porque as minhas avós o faziam no seu dia-a-dia e uma delas até há bem pouco tempo, cozendo o pão em forno a lenha… que delícia! Ultimamente tinha deixado de o fazer, mas algumas amigas e familiares fazem-no e fiquei “espicaçada” e cheia de vontade de amassar, andava ansiosa por experimentar uma receita que uma amiga me deu (que afinal eu já tinha num livro) – a receita de pães de forma Grant – uma receita britânica, publicada nos anos 40, criada por Doris Grant (Manual Enciclopédico do Pão Caseiro, Christine Ingram/Jennie Shapter). Espero “espicaçar” algumas amigas que sei que gostavam de experimentar!

Então, em vez de fazer essa tal receita, inventei uma que é inspirada na da Mrs. Grant , a que chamei receita de pão “criações caseiras” e que vão conhecer brevemente num post com a receita passo-a-passo e foto reportagem. É uma receita prática, fácil e rápida de fazer, pois o pão não necessita de ser amassado, mistura-se em apenas dois minutos e só tem um tempo de repouso para a massa levedar, que é feito já na forma onde o pão irá cozer, tornando o processo ainda mais rápido. Isto deve-se ao facto de não se usar fermento fresco (“de padeiro”) em que é necessário uma primeira levedação.

Pode utilizar-se diversas farinhas (com glúten) nesta receita. Os pães da fotografia foram feitos com metade de farinha de espelta (espécie de trigo muito antiga) e o resto de farinha de trigo integral.

Eu opto por cozer semanalmente, corto logo o pão às fatias, congelo-o e todos os dias temos pão fresco na mesa, com a vantagem de que é muito mais económico e feito por nós tem outro sabor!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Estou intolerante...


... com quem não me percebe, com quem desvaloriza o sofrimento e com coisas sem valor!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Novas criações em breve...

Iniciei-me há pouco na criação caseira de bijuteria... em breve trago mais novidades. Espero que gostem!

Brincos: peças em dourado envelhecido com aplicação de contas de cores em acrílico facetado.
Colar comprido: peças diversas em dourado envelhecido com contas diversas em tons de castanho: contas de vidro forrado a prata, acrílicas facetadas e redondas. Peça central em amarelo, de acrílico facetado.
Porta-chaves: peças em dourado envelhecido, contas de vidro, madeira e acrílico facetado de diversas cores, peças únicas em barro pintadas a guache com acabamento vitrificante (pato, peixe e bola).
Anel em azul petróleo: em arame dourado e fio de algodão azul petróleo, trabalhado em malha de crochet. Aplicação de flor de arame em malha de crochet com missanga prateada. Anel Dourado e Roxo: em arame dourado trabalhado em malha de crochet, com aplicação de contas acrílicas e de vidro em diversos tons de roxo.
Pulseira: corrente prateada de elos redondos, com aplicação de contas de vidro, acrílicas de diversas cores e metálicas e de peças prateadas (urso, chave, bola), com fecho.

A maioria das peças estão vendidas, à excepçoão dos anéis em malha de crochet e alguns brincos, de qualquer modo podem ser feitos de novo sob encomenda, para tal contactar: criacoescaseiras@gmail.com

Crackers de Alho e Oregãos



Receita rápida e saborosa para quem gosta de bolachas de água e sal estaladiças. Esta receita, inventada por mim, tem um aroma especial do alho e dos oregãos. Pode-se fazer a mesma receita sem estes dois ingredientes, para acompanhar com compotas. Em alternativa às bolachas, podem fazer grissini com a mesma massa, que são um delicicioso acompanhamento de saladas ou para "dipar" em molhos. As bolachas ficam saborosas, finas e estaladiças e os palitos são também crocantes. Esta receita dá cerca de 100 bolachas e 14 palitos tipo "grissini". Cada bolacha pesa em entre 3 e 5 gramas e os palitos entre 10 a 15 gramas.

Ingredientes:
220 g farinha de trigo
220 g farinha integral de trigo
1 colher de sobremesa de sal fino
1 colher de sobremesa de alho seco em pó
1 colher de sobremesa de oregãos
250 ml de água
70 ml de azeite

1. Misturar todos os ingredientes sólidos e depois os líquidos numa tigela com uma colher de pau. Depois começar a trabalhar a massa à mão até ficar homogénea.
2. Polvilhar a bancada de trabalho (de preferência de madeira) com farinha, separar a massa em quatro partes iguais e começar a abrir com o rolo até a massa não encolher e ficar bem fina.
3. Depois cortam-se as bolachas em quadrados com um rolo "corta pizza" ou com um raspador de massa de inox, pode também usar-se formas "corta-bolachas" com diversos formatos.
4. Colocam-se as bolachas num tabuleiro de ir ao forno, sobre papel de pasteleiro ou folha de silicone. Picam-se as bolachas com um palito e vão ao forno por 10 minutos a 200 graus.
5. Para fazer os palitos tipo "Grissini": utilizam-se as sobras de massa das bolachas que foram cortadas, voltar a amassar bem para ligar e esticar com o rolo novamente, deixando a massa um pouco mais grossa. Cortar palitos de 1,5 cm, enrolar os palitos e colocar no tabuleiro para cozer no forno.
6. Depois de cozidas as bolachas e os grissini, arrefecem na rede metálica, depois de frios guarda-se tudo numa caixa metálica bem fechada para se manterem estaladiços.

Bom apetite!

Biscoitos de Alfarroba e Aveia

Receita para quem aprecia o sabor da alfarroba, tão tradicional do Algarve. O sabor confunde-se levemente com chocolate, mas não engana os verdadeiros apreciadores! Não são biscoitos muito doces e a farinha de alfarroba dá-lhes um aspecto meio "freak", é apreciado por quem gosta de iguarias "mais naturais".
Ingredientes:

1 chávena de farinha de trigo com fermento
1 chávena de farinha de alfarroba
1 chávena de flocos de aveia
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de azeite
2 ovos inteiros

1. Misturar todos os ingredientes com uma colher de pau.
2. Fazer pequenos bolinhos à mão (exemplo: bolinhas achatadas, rolinhos, etc.) ou com a ajuda de uma colher de servir gelado.
3. Colocar os biscoitos num tabuleiro de ir ao forno, sobre papel vegetal de pasteleiro ou folha de silicone (não é preciso untar).
4. Os biscoitos vão ao forno, que foi aquecido previamente, por 15 minutos a 200 graus.

Bom apetite!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Não há nada...


... como os produtos da horta do avô!
A courgete mais pequena, é do supermercado e tem um tamanho "normal".

Tenho saudades


Há 2 anos...


... retomei o crochet. Já não o fazia desde criança. Tomei-lhe o gosto, fiz um estojo para as agulhas, um estojo de maquilhagem e muitas flores. E algumas tentativas de gorros, mas ainda nada de apresentável!

Gosto...


... desta bagunça! Mas ainda não consegui voltar a "bagunçar-me".

Óh sol(inho)...


... não te vás embora, vem cá aquecer o pézinho!

A preparar o Natal...


... com o ajudante especial!
Peças em barro, pintadas com pincel a guache, acabamento em verniz vitrificante à base de água. Peças: enfeites árvore de Natal (estrelas, bolas), animais, contas para bijuteria, queimador de incenso, suportes para velas.
Brevemente mais peças. Aceitam-se encomendas.

Vende-se...


... esta linda bicicleta azul, tipo pedaleira, de senhora.
Marca: Decathlon.
Estimada, como como nova, guardada em garagem.
Mais informações: criacoescaseiras@gmail.com

Pegadas na areia fria


Às vezes, não é preciso dizer palavras para se falar.

Soube bem...


... estar aqui.